sexta-feira, 27 de outubro de 2017

A prática da sabedoria

Atualmente, várias pessoas discutem cotidianamente, dão más respostas umas às outras, brigam e envolvem-se em conflitos com frequência. Motoristas estressados utilizam a buzina a todo momento. Usuários do transporte coletivo nas grandes cidades reclamam sem parar. Filas de bancos e demora no atendimentos em hospitais, trânsito congestionado, o poder aquisitivo cada vez menor diante da inflação, risco de assaltos em diversas circunstâncias, dentre outras mazelas inerentes à sociedade contemporânea, são inúmeras as causas de estresse que geram conflito entre os seres humanos.

Boa parte destes cidadãos alegam que o atrito faz parte de suas próprias personalidades e não aceitam mudança. Entretanto, a sabedoria ao agir e falar traz muitos benefícios: evita sentimentos ruins e maléficos à saúde, reduz bastante a possibilidade de constrangimentos por palavras ditas sem necessidade ou mal colocadas, ameniza irritações e diminui o estresse. Para as pessoas que têm dificuldades neste sentido, uma boa sugestão é seguir o conselho bíblico: se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade, e lhe será concedida. (Tiago 1:5)

Quem pratica a sabedoria só tem a ganhar. O sábio age com cautela em qualquer circunstância. O motorista cuidadoso dirige com mais atenção. O pedestre prevenido reduz os riscos de furtos e roubos. O enfermo precavido esforça-se para seguir as orientações médicas. O trabalhador dedicado minimiza as possibilidades de perder o emprego. A sabedoria só beneficia o ser humano em todas as áreas da vida. Portando, agir com sabedoria torna-se, cada vez mais, uma necessidade. Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela. (Provérbios 8:11)

Sabedoria é uma dádiva de Deus, mas também pode ser exercida com esforço e dedicação por todos. Ao envolver-se em qualquer conflito, as pessoas podem pensar antes de falar ou agir – evitando, desta forma, de fazer qualquer coisa precipitadamente. Ações simples como ouvir antes de falar e pensar em cada palavra antes de emitir opiniões trazem calma e melhor compreensão das situações conflituosas. A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. (Provérbios 4:7)

Sabedoria é algo a ser praticado. Como toda prática, o início é o período mais difícil. Iniciar uma caminhada, academia, ou qualquer prática esportiva é sempre mais difícil nas primeiras semanas. Entretanto, após alguns meses, torna-se um hábito. Parar de fumar é dificílimo a quem possui o vício. Contudo, após algumas semanas ou meses de esforço, é possível encerrar o vício de maneira definitiva. Assim é a prática da sabedoria: o início pode ser difícil, mas com o tempo, gradativamente, torna-se um hábito. Diga à sabedoria: "você é minha irmã", e chame ao entendimento seu parente. (Provérbios 7:4)

E quem quiser iniciar ou aumentar a prática da sabedoria, uma boa dica é seguir o que está descrito nas Escrituras Sagradas. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. (Salmos 111:10a)