sábado, 31 de maio de 2008

Atenção com o seu vocabulário

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” (Oséias 4:6)


O idioma português contem dezenas de milhares de palavras, com os mais variados significados. Você sabe usar corretamente os termos da língua portuguesa? O uso correto é importante para facilitar a comunicação entre as pessoas, e evitar problemas desnecessários. O uso do vocabulário, além de facilitar a conversação entre os indivíduos, também revela parte do caráter das pessoas.


Embora os conceitos acima citados sejam conhecidos por quase todos os habitantes do plane-ta, muita gente pronuncia algumas palavras sem saber o real significado das mesmas. Um exemplo é a palavra impor. Esta palavra tem vários significados. Um deles é “colocar sobre, pôr”, válido, por exemplo, para ser aplicado quando alguém vai impor as mãos em outra para orar. Entretanto, a maioria das pessoas utiliza deste vocábulo para expor opiniões ou idéias.


De acordo com o dicionário Aulete Digital, impor significa “Atribuir responsabilidade a alguém sem fundamento, forçar a aceitação de algo ou alguém, fazer-se passar por algo que não é”. Na versão eletrônica do Dicionário Aurélio, o verbo impor é: “tornar obrigatório ou indispensável; forçar a observar ou a tomar; tentar aparentar talento ou qualidades que não possui; pretender passar: determinar a si mesmo: enganar, iludir, embair; instituir, estabelecer, fixar; obrigar a aceitar; forçar a observar”.


Estes significados são contrários a alguns dos ensinamentos da Bíblia. Na primeira carta de Pedro, o autor bíblico faz algumas observações para aqueles que irão ensinar aos cristãos. “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade”. (1 Pedro 5:2)


Outra palavra muito utilizada entre os evangélicos é pregação. No senso comum, o vocábulo significa um discurso – proferido por algum líder, geralmente pastor ou reverendo. A palavra pregar, de acordo com o dicionário, possui diferentes significados. Na versão eletrônica do Aurélio, alguns dos significados são: “fixar ou segurar com pregos: introduzir à força; unir, juntar, ligar, dirigir fixamente; fixar, cravar, assentar com violência, imobilizar, fixar: levar, conduzir, arrastar”.


Naquele dicionário, não há significado similar ao usado pelos cristãos no início do século XXI. No Aulete Digital, o sentido da palavra é mais próximo do usado pela maioria das pessoas: “proferir (sermões ou mensagens de doutrina religiosa); preconizar; difundir (conceito, idéia); protestar, reclamar com veemência; bradar”.


Fofoca é outra palavra utilizada paulatinamente entre os cristãos, proferida até mesmo em mensagens durante as reuniões em algumas igrejas. Embora utilizada na maioria das vezes apenas como brincadeira, o vocábulo tem significado contrário à Palavra de Deus. No dicionário, fofoca é sinônimo de “comentários sobre a vida alheia, mexerico, boato”. A Bíblia é clara e objeti-va ao abordar o assunto.


“Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos. E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segun-do a imagem daquele que o criou.” (Colossenses 3:8–10)


Ao comparar o significado da palavra fofoca e a passagem citada das Escrituras Sagradas, observa-se que mexerico condiz com malícia, maledicência e palavras torpes. O autor bíblico é enfático ao ordenar às pessoas despojarem-se de tais coisas. Fofoca, sinônimo de mexerico, condiz com mentira, também contraria o desígnio dado aos homens pelo Criador para não mentir um aos outros.


Os cristãos devem refletir sempre antes de falar, não só as palavras analisadas neste texto, como em todo o vocabulário. Utilizar as palavras corretamente é importante para transmitir adequadamente as mensagens aos interlocutores. Contudo, o principal motivo para usar corretamen-te a fala é cumprir o que foi determinado pela Bíblia. "A boca do justo é manancial de vida, porém a boca dos ímpios esconde a violência." (Provérbios 10:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário