domingo, 30 de novembro de 2008

Análise de 1 Pedro é lançada em vídeo

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. – 1 Pedro 1:16

A primeira epístola de Pedro “é uma carta que procura mostrar a realidade do sofrimento por amor a Cristo”, diz o líder da Igreja Batista da Lagoinha (IBL), pastor Márcio Valadão. A afirmação foi feita em mensagem pregada durante reunião de culto a Deus realizada no templo da IBL, em Belo Horizonte (MG).

Embora gravada em 1998, a preleção continua atual e está disponível em DVD, intitulado “Primeira Epístola de Pedro”. A pregação também foi registrada em CD, em forma de áudio, e ainda transcrita em forma de livreto. A mensagem, nos três formatos, pode ser adquirida no término das reuniões dominicais da IBL ou na livraria Seara, anexa àquela igreja.

Para Márcio Valadão, o objetivo da mensagem gravada não é esgotar todos os assuntos possíveis a serem abordados naquele livro bíblico. “A palavra de Deus é inesgotável”, diz ele. Na opinião do pastor, “alguns pregam um evangelho barato” que não compreende a totalidade dos desígnios de Deus.

De acordo com o líder da IBL, algumas pessoas pensam que, ao seguir as orientações de Jesus, terão uma vida maravilhosa. “É o contrário”, diz o pregador. Na opinião dele, quem deseja seguir a Jesus precisa renunciar as vontades próprias para fazer a vontade do Senhor.

Segundo ele, para mudar os próprios desejos uma pessoa precisa nascer de novo no mundo espiritual. “Ninguém pode dizer que é cristão se não experimentou o que seja a regeneração”, diz o preletor, uma referência ao texto do evangelho de João 3:1 ao 12. Além da renúncia aos próprios desejos, quem toma a decisão de seguir Jesus pode sofrer perseguição de parte da sociedade, de acordo com Márcio Valadão.

Esta perseguição é histórica, segundo Márcio Valadão, e começou já no primeiro século da era cristã, quando os cristãos foram acusados injustamente de terem incendiado Roma, na Europa. O preletor incentivou as pessoas a continuarem firmes na fé, mesmo nos momentos de maior sofrimento. “Deus está no controle de todas as coisas”, diz o pregador. “O tema de 1 Pedro é uma exortação aos crentes para ficarem firmes no meio do sofrimento”, diz o preletor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário