quinta-feira, 25 de junho de 2009

Você quer ter sabedoria? – I

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento. – Provérbios 1:7a


Para quem gosta de ler, uma boa sugestão de leitura é o livro de Provérbios. Ao contrário do que muitos podem pensar, este livro bíblico não contêm abstratas lições filosóficas e nem teorias teológicas distantes da realidade humana. Ao contrário, os textos das Escrituras Sagradas ali presentes contêm instruções bastante praticas para o cotidiano de qualquer pessoa.


A maior parte deste trecho da Bíblia foi escrita por Salomão, por volta de 930 anos antes de Cristo, de acordo com a Bíblia de Estudo das Profecias (editor John Hagee, Editora Atos, Belo Horizonte – MG, 2005). As palavras sábias do autor de Provérbios foram uma resposta do Criador a um pedido feito por ele.


Ora, Deus deu a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e conhecimentos múltiplos, como a areia que está na praia do mar. A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. Era ele ainda mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, o ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e a sua fama correu por todas as nações em redor.


Proferiu ele três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Dissertou a respeito das árvores, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota da parede; também dissertou sobre os animais, as aves, os répteis e os peixes. De todos os povos vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão, e da parte de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria. – 1 Reis 4:29 ao 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário