sábado, 27 de junho de 2009

Você quer ter sabedoria? – II

Tens visto o homem que é sábio a seus próprios olhos? Pode-se esperar mais do tolo do que dele. – Provérbios 26:12


Uma dica importante para quem procura sabedoria é ter humildade. As Escrituras Sagradas trazem inúmeros textos a este respeito. No livro de Provérbios, o autor diz que é possível ter mais expectativas de um homem tolo do que aquele sábio aos próprios olhos. Tens visto o homem que é sábio a seus próprios olhos? Pode-se esperar mais do tolo do que dele (Provérbios 26:12). Na primeira carta do apóstolo Pedro há outra instrução importante sobre este assunto. Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (1 Pedro 5:5).


Deus também fala, através da Bíblia, que a sabedoria está com as pessoas humildes. Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria (Provérbios 11:2). Ainda de acordo com a Palavra de Deus, quem possui orgulho excessivo; altivez, arrogância, presunção, sobrançaria, sobranceria, será abatido. Afinal de contas, tais adjetivos são significados da palavra soberba, de acordo com o Dicionário Aurélio. A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito. (Provérbios 29:23).


Ainda de acordo com as Escrituras Sagradas, ao contrário dos soberbos, os humildes terão honra. O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade (Provérbios 15:33). Em todas as Escrituras, e em especial no livro de Provérbios, há inúmeros conselhos a respeito da importância da humildade. Pode-se perceber também, nos Salmos, outras recomendações a este respeito, como em dois versículos em especial. O Senhor eleva os humildes e abate os ímpios até à terra. – Salmos 147:6 / Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe. – Salmos 138:6.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário