terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Propósitos do Criador são melhores do que os caminhos do homem


O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta dos lábios vem do Senhor. – Provérbios 16:1. Muitas pessoas, nas mais diversas ocasiões e circunstâncias, tiveram seus projetos e sonhos frustrados. As falhas na concretização dos planos podem ocorrer devido a inúmeros fatores, entretanto, a principal causa é a falta da direção divina no comando das ações das pessoas. É primordial para o cristão consultar a Deus em todas as suas realizações. O Criador sabe o que é melhor para cada cidadão. Por isso, é necessário ao ser humano exercer a fé em todas as suas ações. Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos. – Provérbios 16:3. Para que a entrega ao Pai Celeste seja verdadeira e sincera, é necessário humildade.

A humildade é imprescindível para o alcance do sucesso, como é mostrado em diversas passagens bíblicas, e no livro de Provérbios não é diferente. O contrário da humildade é a arrogância, e o texto bíblico é bem claro: abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune – Provérbios 16:5. Outras referências das Escrituras Sagradas também ressaltam a importância deste assunto. O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade. – Provérbios 18:12. / O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida. – Provérbios 22:4. Ao entregar para o Criador os planos e sonhos de uma vida, o cidadão precisa crer e confiar no Senhor a tal ponto que o próprio Deus guie sua caminhada, em todas as áreas.

O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. – Provérbios 16:9. Também é fundamental às pessoas traçarem seus planos e planejamentos de todas as ações a serem realizadas. A programação do que se fazer, estratégias de como agir em qualquer circunstância, estabelecimento e metas e objetivos, estas questões são tão importantes que estão presentes em disciplinas acadêmicas dos cursos superiores de administração e economia. Entretanto, Deus é quem aponta o caminho a seguir, conduz o homem nas melhores escolhas a se fazer em todas as áreas da vida. Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte. – Provérbios 16:25.