quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Toda ação tem reação

Toda ação tem reação



Há vários séculos os seres humanos estudam a Física e as leis naturais que regem a natureza. Ao longo da história da humanidade, muitos físicos elaboraram minuciosos estudos e criaram teorias fundamentais para se compreender a matéria e a energia, bem como as relações estabelecidas entre elas. Um dos físicos mais conhecidos da história é o inglês Isaac Newton (1643-1727). Dentre os vários trabalhos produzidos por ele, todos reconhecidos internacionalmente, estão as chamadas “três leis de Newton”. Uma delas é trata do princípio da ação e reação.

Embora aborde estritamente a questão da materialidade, a “Lei de Newton” sobre ação e reação pode ser observada também no âmbito espiritual. O 14º capítulo do livro de Provérbios é um retrato espiritual sobre ação e reação. É extremamente importante para os cristãos conhecerem este texto bíblico. Embora viva-se atualmente a chamada “era da graça”, diversos trechos do Antigo Testamento trazem princípios e ensinos atemporais, que podem auxiliar bastante a vida das pessoas na atualidade. Obviamente, é necessário compreender o contexto social da antiguidade, e ter a consciência de que a sociedade atual é totalmente diferente daquela época. Entretanto, nos quesitos dos princípios éticos e das relações humanas, é possível ter bastante aprendizado com a leitura do Antigo Testamento.

Provérbios 14:1 – A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba. – O Criador deu livre arbítrio às pessoas. O ser humano é livre para escolher ser sábio ou insensato. De acordo com este versículo, um lar pode ser edificado ou derrubado como consequência da escolha de uma mulher. A ação escolhida gera uma reação, seja em curto, médio ou longo prazo. É necessário refletir sobre as escolhas, pois as atitudes tem consequências, algumas delas irreversíveis...

Provérbios 14:4 – Não havendo bois, o celeiro fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheitas. – Neste versículo, assim como em inúmeras outras passagens bíblicas, o Criador incentiva o homem a trabalhar. Observamos aí mais um exemplo da analogia entre ação X reação. Neste caso, a atividade positiva é a “força do boi” e a boa consequência é a “abundância de colheitas”. Já o fato negativo é a inexistência de bois, tendo como reação ruim, “o celeiro fica limpo”.

Provérbios 14:6 – O escarnecedor procura a sabedoria e não a encontra, mas para o prudente o conhecimento é fácil. – Neste versículo observamos mais um exemplo de analogia entre ação X reação. As pessoas que tem hábito de escarnecer tem, como consequência desta prática, não encontrar sabedoria. Já aqueles que agem com sabedoria tem, como reação dos próprios atos, encontrar o conhecimento com facilidade.

Provérbios 14:11 – A casa dos perversos será destruída, mas a tenda dos retos florescerá. – Este é mais um dos inúmeros exemplos bíblicos da relação entre ação X reação. O ato de praticar o mal tem como resultado a destruição da própria casa. Em contraste a esta realidade, quem vive caminhos retos vê florescer onde mora.

Provérbios 14:12 – Há caminhos que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte. – As atitudes sempre tem consequências, sejam a curto, médio ou longo prazo. Neste sentido, vale um dito popular: “as aparências enganam”. Algumas ações das pessoas aparentemente são boas de imediato, mas ao longo do tempo mostram-se ruins. Nem sempre são claras aos seres humanos as consequências dos próprios atos. Por isso, é fundamental orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17) e sempre refletir sobre as próprias atitudes. Além disso, as pessoas deveriam evitar ao máximo agir precipitadamente, em momentos de extremo estresse e nervosismo.

Provérbios 14:23 – Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam à penúria. – Assim como no versículo 4 deste mesmo capítulo, este versículo bíblico também incentiva o ser humano a trabalhar através de um exemplo de ação X reação. As Escrituras Sagradas são bem claras neste trecho, sem margem à diferentes interpretações. Quem trabalha obtém proveito, contudo, quem fala demais ao invés de trabalhar pode chegar à penúria (miséria, desgraça, escassez, infortúnio, adversidade).

Provérbios 14:32 – Pela sua malícia é derribado o perverso, mas o justo, ainda morrendo, tem esperança. – Este é outro ótimo exemplo bíblico de causa e consequência. Os homens maus podem ser abatidos e arruinados pela própria maldade que praticam. Já as pessoas justas, por meio de sua justiça sempre colhem esperança, mesmo em situações de extrema dificuldade.