quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Oito ou oitenta?

Você consegue manter um relacionamento contínuo com Deus, todos os dias, durante o dia todo?


Bastante interessante os relatos descritos no livro de Juízes. É um livro histórico e a história nunca se repete, é verdade. Porém, podemos tirar lições do passado para o nosso dia-a-dia hoje – no século XXI. No livro de Juízes observam-se diversos “altos e baixos” do povo de Israel. No Brasil, fala-se em forma de ditado popular que uma pessoa instável vai de “oito a oitenta” em suas atitudes ou procedimentos cotidianos da vida. Assim encontravam-se os judeus que viveram naquele período.


Por várias vezes aquela nação serviu a Deus e foi abençoada por ele. Em diversos outros momentos, pecaram contra o criador e foram oprimidos por povos vizinhos. E sempre, após alguns anos de opressão debaixo do julgo inimigo, o povo arrependia-se dos pecados, clamava ao Senhor e era novamente liberto.


Interessante observar como a vida de muitos cristãos do século XXI é parecida com a de vários judeus do Antigo Testamento. Certas pessoas hoje em dia pecam paulatinamente até começar a sofrer as conseqüências do pecado. Quando estão submersas às adversidades então se arrependem e clamam pelo socorro do Pai Celeste. O mundo hoje é bem diferente daquele tempo em que foi escrito o livro de Juízes. Os meios de transporte e de comunicação são totalmente diferentes. A tecnologia do século XXI traz ao homem confortos impensáveis há dois mil anos.


Entretanto, como se percebe ao comparar os homens atuais com os judeus daquele tempo, algumas atitudes dos seres humanos permanecem inalteradas. Dentre elas, a enorme variação de intensidade da fé humana em instantes diferentes da vida. O clamor dos filhos de Deus ao Senhor é intenso nos momentos de dificuldade, e o comodismo da fé parece prevalecer em épocas de bonança. Até quando o homem vai manter este hábito: alterar a intensidade de busca ao Senhor conforme as circunstâncias pessoais? Será que você que lê estas palavras neste momento também tem uma vida assim? Reflita.


Autor: Leonardo Silva Horta


Publicado originariamente no site da Igreja Batista da Lagoinha - Belo Horizonte(MG), em julho de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário