quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Por que é necessário conhecer a história? - I

Alguns cristãos apreciam a história, e gostam de estudá-la. Outros detestam este assunto. Seria realmente necessário conhecer este tema? Por que? Aqueles que não gostam desta temática certamente já fizeram estas perguntas. A Bíblia é provavelmente o maior livro de história da humanidade. Há nas Escrituras Sagradas relatos históricos desde a criação do homem (Gênesis) até o início da igreja cristã primitiva (Atos dos Apóstolos). Além das inúmeras instruções espirituais contidas na Palavra de Deus, quais seriam os objetivos de tanta história para os dias de hoje?

A primeira grande lição apresentada pela história é a grandeza do amor de Deus pelos seus filhos. Ao ler o texto sobre a criação do homem na Bíblia, percebe-se a importância da humanidade para o Pai Celestial – já que as novas criaturas surgiram à imagem e semelhança do próprio Criador. Outra razão para estudar os fatos históricos é a possibilidade de aprendizado com os erros do passado. No Novo e no Antigo Testamento, há diversos relatos sobre a vida de pessoas e atitudes das mesmas frente ao pecado.

O apóstolo Paulo, por exemplo, perseguia cristãos e literalmente caiu do cavalo (Atos 9). Arrependeu-se, entregou sua vida ao Senhor, e foi instrumento poderoso nas mãos de Deus. Pedro andou com Jesus por muito tempo, e mesmo assim negou por três vezes o senhorio de Cristo (Mateus 26:69–75). Arrependido, voltou-se ao Salvador, foi perdoado e continuou a trabalhar na obra do Criador aqui na Terra.

Ao refletir sobre tais relatos bíblicos, os leitores podem fazer paralelos com suas vidas nos dias atuais. Como sair de uma situação pecaminosa, ser perdoado por Deus e tornar-se instrumento nas mãos dEle são apenas alguns exemplos de lições retiradas dos relatos históricos da vida dos apóstolos de Cristo. A história é, portanto, um dos meios através do qual o Pai Celestial fala diretamente ao coração do homem. Ao conhecer os erros do passado, o ser humano de hoje pode evitar cometer os mesmos pecados de seus antepassados, agradando ao Senhor e obtendo crescimento espiritual.

Autor: Leonardo Silva Horta


Publicado originariamente no site da Igreja Batista do Tirol – Belo Horizonte (MG), em agosto de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário