quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Tempo e Disciplina

Os primeiros versos do terceiro capítulo do livro de Eclesiastes são famosos e bem conhecidos. Mesmo aqueles que pouco lêem a Bíblia conhecem esta passagem, ao menos por terem ouvido alguém falar sobre este texto. Várias lições podem ser tiradas deste trecho das Escrituras Sagradas. Um aprendizado pertinente a ser observado em Eclesiastes 3:1–8 é a disciplina. Há tempo para tudo, diz a Palavra de Deus, e tudo tem o seu tempo determinado, assim diz o Senhor. A palavra tempo é repetida por 30 vezes na tradução de João Ferreira de Almeida, edição revista e corrigida na grafia simplificada (Editora Geográfica – Ano 2000 – 4ª impressão / 2ª Edição).


No início do século XXI, no Brasil, é comum ouvir comentário de várias pessoas sobre a falta de tempo. Muitos trabalham o dia todo e estudam à noite, além de possuírem inúmeros compromissos no final de semana. São diversas horas passadas dentro do ambiente de trabalho, mais momentos dedicados ao estudo e aperfeiçoamento profissional, sem contar os períodos gastos com à família, no cuidado com a saúde (em consultórios médicos ou dentários, por exemplo), dentre outros afazeres.


Certos indivíduos transparecem a impressão de que quanto mais horas passam no trabalho, mais tempo precisam para a vida profissional. Por outro lado, as famílias destes mesmos seres humanos têm um tempo cada vez menor de convivência com eles. Já outros cidadãos preferem usar grande parte do dia em compromissos de entretenimento ou com o descanso, em detrimento de suas carreiras profissionais.


Ao comparar as atitudes acima com o trecho bíblico citado no início do texto, percebe-se que ambas as situações estão fora dos propósitos do Criador. Um provável motivo para a escassez de tempo generalizada na sociedade contemporânea é a falta do propósito divino na marcação adequada dos compromissos. Obviamente, outros fatores podem contribuir para a insuficiência do tempo. Mas, certamente, a principal razão, na maioria dos casos, é a falta de direção do Pai Celeste no agendamento dos horários.


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.” (Eclesiastes 3:1-8)


Autor: Leonardo Silva Horta


Texto publicado originalmente no site da Igreja Batista do Tirol, em julho de 2005.

Um comentário:

  1. Sempre encontramos tempo para as coisas que são importantes em nossa vida. A organização é fundamental para a boa administração do nosso tempo.

    ResponderExcluir