sexta-feira, 15 de novembro de 2019

A vida é feita de escolhas


O 13º capítulo de Provérbios é uma sequência dos capítulos anteriores e contém inúmeras orientações práticas para o dia a dia dos leitores. Em diversos versículos o autor, rei Salomão, mostra também as consequências doas atos das pessoas, que podem ser positivas ou negativas, conforme a escolha de cada indivíduo. Conclui-se, então, ser fundamental fazer opções adequadas para se ter uma boa vida. Neste sentido, é correto o ditado popular “a vida é feita de escolhas”. Todos os versículos bíblicos são de fundamental importância e alguns podem ser destacados.

Provérbios 13:3 – O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína. – Atualmente as pessoas gostam de saber e comentar sobre a vida alheia. Este é um dos principais motivos do sucesso estrondoso das redes sociais nos últimos anos. Porém, a Bíblia condena com veemência a fofoca e o falar demais – conhecido por muitos como tagarelice. Provérbios de Salomão é um livro rico de passagens, das mais diversas, repreendendo tal prática – o fuxico. A exposição da vida privada não é algo novo, inerente à internet. Engana-se quem pensa assim. Mesmo nos mais remotos livros do Antigo Testamento, o Criador deixou bem registrado, de forma objetiva, que as pessoas devem conter o hábito de falar. Entretanto, Deus ofereceu a todos nós o livre arbítrio. E, para cada escolha, há consequências.

Provérbios 13:4 – O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos dirigentes se farta. – Deus é o Todo-Poderoso e pode fazer tudo aquilo que Ele quiser. O Criador pode fazer muito mais do que os seres humanos pensam ou imaginam. Em Efésios 3:20 percebemos isto claramente, quando o autor do texto bíblico diz que o Senhor pode abençoar o homem infinitamente mais do que é pedido ou pensado. Entretanto, ao ler as Escrituras Sagradas do início ao fim, pode-se esperar que provavelmente Deus jamais descerá à Terra e puxará alguma pessoa pela mão e a forçará a fazer determinadas escolhas. Neste sentido, o trabalho é uma necessidade e também uma opção. Aqueles que optarem deliberadamente por não trabalhar, como é o caso dos preguiçosos, colherão as consequências.

Provérbios 13:10 – Da soberba só resulta a contenda, mas com os que aconselham se acha a sabedoria. – As redes sociais estão entre as criações de maior evidência na atualidade. O número de usuários chega aos bilhões. Em alguns países, como o Brasil, mais da metade da população faz uso frequente de tais mídias. Uma das principais características da maioria das postagens sociais é exatamente a soberba, resultando justamente em contendas. Ou seja, o que há de mais novo na sociedade contemporânea já estava descrito na Bíblia, em um verso redigido antes mesmo da vinda de Cristo ao mundo, há mais de dois mil anos. As pessoas fazem publicações com características de verdadeiras aulas, pasmem, até de assuntos que não dominam ou mesmo desconhecem. Isto significa altivez, arrogância, soberba. As maiores consequências disto são os conflitos, desentendimentos e contendas. Grande parte dos usuários das mídias sociais escrevem suas mensagens carregadas de desconhecimento e altivez, gerando discórdias entre amigos, familiares, conhecidos e até com desconhecidos. Um grupo menor de pessoas prefere fazer escolha diferente: buscam conselhos sinceros e encontram sabedoria.

Provérbios 13:20 – Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau. – Durante a vida, as pessoas convivem com indivíduos de todos os tipos, dos mais variados graus de instrução e níveis de educação formal e informal. Não há como fugir de tantas diferenças, que existem dentro de uma mesma família, nas empresas, escolas, instituições religiosas, ou seja, em qualquer lugar. Todavia, as pessoas podem escolher a quem darão mais atenção nas conversas. Todos, sem exceção, merecem atenção. Porém, os insensatos pouco tem a ensinar, a não ser sobre aquilo que não deva ser feito. Por isso, é necessário selecionar bem aquelas pessoas a quem se dará ouvidos de maneira mais atenta. O Novo Testamento também traz uma orientação a este respeito. “Não vos enganeis: as más conversações corrompemos bons costumes.” – 1 Coríntios 15:33.

Provérbios 13:25 – O justo tem o bastante para satisfazer o seu apetite, mas o estômago dos perversos passa fome. – Além do simples apetite físico por comida, podemos compreender este versículo como um texto em linguagem figurada. Os justos trabalham e contentam com seus ganhos, seus bens materiais são considerados suficientes. Já os perversos, injustos e cruéis nunca se satisfazem com nada. Ainda que comam bastante em um banquete, jamais se saciam com aquilo que possuem ou naquilo que participam. Ser justo vai além de fazer o bem ao próximo: faz parte da justiça contentar-se com aquilo que possui. Atualmente, no século XXI podemos observar indivíduos destes dois grupos de pessoas.