sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Falta de sabedoria pode gerar violência

Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. – Tiago 1:5


A violência cresce paulatinamente em quase todos os países do mundo. Inúmeros são os estudiosos que gastam muito tempo de suas pesquisas para avaliar as causas e conseqüências da bestialidade generalizada. É verdade que a brutalidade existe desde o início da humanidade. Caim matou o próprio irmão, Abel, quando a humanidade ainda dava os primeiros passos (Gênesis 4:1 ao 16). Entretanto, a violência contemporânea assusta a muitos cidadãos do século XXI.


Inúmeras são as analogias possíveis de serem feitas entre a violência do mundo e textos bíblicos. Mas uma questão em especial pode ser destacada: a falta de sabedoria do homem moderno. O ser humano do terceiro milênio da era cristã nunca teve tanto conhecimento técnico. A produção de alimentos nunca foi tão grande, se comparada às produções de séculos atrás. A medicina traz, hoje, curas impensáveis há 50 anos.


Embora com tantos conhecimentos científicos, falta sabedoria aos cidadãos. Os homens constroem automóveis e os usam como arma mortal ao dirigirem embriagados. Os laboratórios farmacêuticos produzem remédios eficazes para por fim em muitos males de saúde, entretanto, boa parte da população não tem acesso às medicações. Fica visível a falta de sabedoria humana, mesmo diante de tanto conhecimento técnico e científico.


Sabedoria é algo fácil de adquirir. De acordo com a Bíblia, “se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada” – Tiago 1:5. Para adquiri-la, basta pedir ao Criador. “A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz” – Provérbios 1:20. A sabedoria é algo concreto: basta a quem quiser obtê-la. Basta querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário