quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Livros relatam presença e ausência de Deus

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento. – Oséias 4:6a


Existem nas livrarias cristãs inúmeros livros com relatos sobre o que a presença de Deus pode fazer na vida de uma pessoa. Há testemunhos dos chamados “heróis da fé” e histórias de vidas consagradas ao Criador, e como estes cidadãos marcaram positivamente as pessoas ao redor deles. Muitas destas publicações são sérias, verídicas e importantes, portanto valem a pena ser lidas.


Entretanto, existe um outro lado desta moeda. Relatos sobre as conseqüências da falta de Deus na vida de diversos indivíduos, e o que a ausência do Criador pode ocasionar na vida de um cidadão. Um interessante texto a este respeito é o livro secular “Crimes que abalaram o Brasil”. A publicação na verdade é uma reportagem dos repórteres Marcelo Faria de Barros e Wilson Aquino, organizada pelos jornalistas George Moura e Flavio Araujo.


O livro, publicado pela Editora Globo em 2007, é uma coletânea das principais histórias apresentadas no programa “Linha Direta”, exibido pela TV Globo entre 1999 e fevereiro de 2008. Todos os relatos publicados são fatos reais, com transcrição de alguns documentos que comprovam a veracidade das narrativas. Crimes famosos como o “Caso Irmãos Naves” e o “Crime da mala”, a vida de Chico Picadinho, dentre outros episódios violentos ocorridos no Brasil ao longo do século XX são apresentados em detalhe.


Injustiça humana – Um exemplo da falta do temor de Deus pode ser observado no relato do conhecido “Caso irmãos Naves”. No final de 1937, em Araguari (MG), um homem desapareceu poucos dias após ter sacado grande quantia em dinheiro em um banco. A polícia prendeu e torturou, durante vários meses, dois suspeitos de assassinarem o desaparecido, os chamados “irmãos Naves”. A justiça os condenou e ambos ficaram cerca de oito anos e oito meses presos.


Após cumprirem a pena, a suposta vítima apareceu viva. O desaparecimento foi proposital, pois a suposta vítima possuía dívidas antigas com credores da região de Araguari e não queria quitá-las. Por isso ele fugiu com o dinheiro. Os dois condenados, além do tempo presos, perderam também a saúde, pois tiveram seqüelas irrecuperáveis das torturas sofridas.


Ensinamentos – “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, disse Jesus Cristo em Mateus 19:19b. Entretanto, um dos capítulos do livro “Crimes que abalaram o Brasil” relata um exemplo da falta de prática dos ensinamentos do Senhor. É o relato do caso conhecido como “Crime da mala”. A história é sobre um marido que matou a esposa estrangulada. Após o assassinato ele tentou despachar o corpo, dentro de uma mala, em um navio de passageiros que iria do Brasil ao continente europeu. O fato ocorreu no estado de São Paulo em 1928.


Estes são apenas dois dos sete casos narrados no livro. Embora ocorridos há muitos anos, são retratos da sociedade contemporânea, paulatinamente distante de Deus. Mas esta distância cada vez maior entre o ser humano e o Criador não é nenhuma surpresa para quem conhece as Escrituras Sagradas. Uma imagem real do cotidiano social atual está descrito na Bíblia. Ao final da descrição, o autor bíblico dá ao leitor uma orientação importante. Fique atento!


Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” – 2 Timóteo 3:5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário