sexta-feira, 1 de novembro de 2019

A sabedoria contida nos Provérbios


Um dos livros mais interessantes da Bíblia, em minha opinião, é o livro de Provérbios. Ao todo são 31 capítulos com orientações e conselhos bastante práticos para o cotidiano das pessoas. Os versículos deste livro trazem ensinamentos sobre uma infinidade de assuntos, vão desde incentivo ao trabalho e repreensão à preguiça até fidelidade conjugal, de exortações ao ser humano a confiar em Deus à ética no trabalho.

“O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” – Provérbios 1:7. De acordo com o dicionário Michaelis (michaelis.uol.com.br – acesso em 01/11/2019), temor significa “sentimento de profundo respeito ou de reverência”. Portanto, conclui-se que aqueles que buscam ser sábios devem começar respeitando e reverenciando ao Criador. Paralelamente ao livro de Provérbios, também encontramos orientações objetivas a este respeito no Novo Testamento:

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” – Tiago 1:5. Podemos pedir sabedoria, bom senso e equilíbrio à Deus em nossas orações e Ele nos concederá prontamente tudo isto. Temor ao Senhor, oração e fé são princípios fundamentais para nos tornarmos sábios.