sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Clamor à sabedoria


Clamor à sabedoria: assim pode-se resumir o oitavo capítulo do livro de Provérbios – um enorme incentivo a todos os seres humanos a serem sábios. Alguns dos versículos são apresentados como se a própria sabedoria falasse aos leitores: “eu amo os que me amam; os que me procuram me acham.” – Provérbios 8:17. A sabedoria surgiu antes mesmo da criação do mundo. "O Senhor me possuía no início da sua obra, antes das suas obras mais antigas. Fui estabelecida desde a eternidade, desde o princípio, antes do começo da terra." – Provérbios 8:22 e 23.

Nem tudo é um mar de rosas para a sabedoria: aqueles que não a possuem ou a rejeitam sofrem consequências negativas. “Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte.” – Provérbios 8:36. Entretanto, aqueles que são sábios obtém as benesses divinas: “Porque o que me acha , acha a vida e encontra o favor do Senhor.” – Provérbios 8:35. Conclui-se, obviamente: o melhor a se fazer é ser sábio, em todas as áreas da vida.