sábado, 9 de novembro de 2019

O banquete da sabedoria


O nono capítulo do livro de Provérbios apresenta uma interessantíssima figura de linguagem. Nos primeiros versículos a sabedoria é apresentada como a própria autora do texto e convida todos a participarem de um banquete. O banquete da sabedoria é destinado às pessoas simples e também àquelas que tem falta de bom senso. À estes é feito o convite para comer do pão e beber do vinho da sabedoria. Isto mostra que o saber é verdadeiro alimento para o ser humano, algo que preenche verdadeiramente a alma e o espírito. Também faz bem para o corpo: aqueles que fisicamente alimentam-se de maneira adequada e praticam atividade física com equilíbrio, usam de sabedoria para com o próprio corpo.

Neste livro a Bíblia também ensina outro importante princípio: a repreensão não deve ser feita à qualquer pessoa. Insensatos, escarnecedores, perversos são indivíduos que não possuem capacidade de compreender nenhuma admoestação. Por isso, “o que repreende o escarnecedor traz afronta sobe si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria.” – Provérbios 9:7. A seguir, lemos nas Escrituras Sagradas: “não repreendas o escarnecedor, para que não te aborreça; repreende o sábio e ele te amará.” – Provérbios 9:8.

Todo versículo bíblico é importante e deveria ser conhecido pelos homens. Mas alguns se destacam. O nono capítulo de Provérbios contêm um verso que é uma das muitas preciosidades bíblicas. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.” – Provérbios 9:10.