quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Escrituras contêm orientações para toda a vida


As Escrituras Sagradas apresentam inúmeros conselhos e orientações essencialmente práticos para a vida das pessoas. Uma importante recomendação apresentada é dos cidadãos jamais serem fiadores, em nenhuma situação. A Bíblia é clara e não dá margem à dúvida nos primeiros cinco versos do sexto capítulo do livro de Provérbios. As Escrituras também recomendam às pessoas trabalharem e não darem margem à preguiça (Provérbios 6:6 ao 11). O autor deste livro faz a exortação: “vai ter com a formiga, ó preguiçoso.” – Provérbios 6:6a.

As Escrituras Sagradas também mostram que nem tudo feito pelos homens agrada ao Criador: “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina.” – Provérbios 6:16. Dentre os itens desta “lista negra” que desagrada a Deus, a pior coisa a ser feita é semear contendas entre os irmãos (Provérbios 6:19). Outras opções para aborrecer ao Pai Celeste são: altivez, mentira, derramar sangue inocente, iniquidade, maldade e testemunhar falsamente (Provérbios 6:17 ao 19).

Outra questão em que Deus é taxativo em condenar é o adultério. Em Provérbios 6:20 ao 35, o adultério é considerado pior do que a prostituição. “Por uma prostituta o máximo que se paga é um pedaço de pão, mas a adúltera anda à caça de uma vida preciosa.” – Provérbios 6:26. Uma excelente sugestão para as pessoas que gostariam de vencer as dificuldades nesta área é conhecer e cumprir o mandamento divino: “Não adulterarás.” – Êxodo 20:14. No Novo Testemunho Jesus Cristo também determina: "Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela." – Mateus 5:28

Desta forma, quem gosta de ler a Bíblia, em especial os Provérbios de Salomão, encontra indicações, conselhos e sugestões importantíssimos para a vida. “Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida;” – Provérbios 6:23.