segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Todos colhem frutos das próprias escolhas


A salvação do ser humano e a vida eterna não estão relacionados diretamente às boas obras, pois todos são “justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Jesus Cristo.” – Romanos 3:24. Na Bíblia está registrado que “pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” – Efésios 2:8 e 9. Entretanto, as obras influenciam diretamente o modo pelo qual as pessoas viverão aqui na terra. Ao longo do livro de Provérbios há várias explicações, orientações e alertas sobre o fato das pessoas colherem frutos de suas próprias ações. As boas obras geram consequências positivas. As más atitudes e escolhas inadequadas geram problemas e implicações desagradáveis.

Um excelente texto sobre as consequência das ações das pessoas em suas próprias vidas é o capítulo 11 do livro de Provérbios. Percebe-se neste pequeno trecho das Escrituras Sagradas importantes orientações práticas para o dia a dia das pessoas. Logo no início há uma importante exortação sobre a humildade. “Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.” – Provérbios 11:2. Logo em seguida, observa-se uma enorme diferença entre as consequências das escolhas feitas pelos cidadãos. “A integridade dos retos os guia; mas, aos pérfidos, a sua mesma falsidade os destrói.” (Verso 3). E o texto não para por aí: “a justiça do íntegro endireita o seu caminho, mas pela sua impiedade cai o perverso.” (Versículo 4). Estes são apenas alguns exemplos, durante todo o décimo primeiro capítulo do livro escrito por Salomão há inúmeras outras relações causais entre boas e más atitudes e suas respectivas consequências.

As pessoas não devem se enganar. Não é possível plantar laranja e colher melancia, da mesma forma é impossível plantar jabuticaba e colher alface. Todos, sem exceção, um dia sentarão na mesa do banquete das consequências dos próprios atos. O Criador é misericordioso e perdoador, “Deus é amor.” – I João 4:8b. O Pai Celestial também é justo. “O mau é evidente, não ficará sem castigo, mas a geração dos justos é livre.” – Provérbios 11:21. – “Se o justo é punido na terra, quanto mais o perverso e o pecador!” – Provérbios 11:31.

O texto bíblico em questão (Provérbios 11) também dá outras orientações práticas à respeito do dia a dia dos homens. Uma das direções apresentadas é contrária à avareza humana. “A quem dá liberalmente, ainda se acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda; a alma generosa prosperará, e quem dá de beber, será dessedentado, ao que retém o trigo, o povo amaldiçoa, mas benção haverá sobre a cabeça do seu vendedor.” (Versículos 24, 25 e 26). A quem quer viver uma vida de boas perspectivas de colheitas no futuro, uma boa dica é ler e seguir os conselhos do livro de Provérbios.