quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Correção e Disciplina - II

E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. – Hebreus 12:11


Correção significa ajuste ou redefinição, mas também é sinônimo de sanção ou castigo. Ninguém, a princípio, gosta de ser corrigido. Todos, quando começam alguma realização, seja profissional ou pessoal, pensam agir corretamente. Entretanto, como não existem pessoas perfeitas, em diversas ocasiões as pessoas erram. As falhas podem ser em maior ou menos intensidade, e ter conseqüências mais ou menos sérias, mas ocasionalmente ocorrem.


Como errar e inevitável para todos e ocorrerá mais cedo ou mais tarde na vida de qualquer cidadão, o ideal é tentar reduzir a quantidade e a intensidade dos erros. Não é fácil conseguir isto, mas a Bíblia traz algumas instruções a este respeito. As orientações das Escrituras Sagradas podem ajudar bastante a melhoria da qualidade de vida de qualquer ser humano.


O criador diz, através da Bíblia: o que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido. – Provérbios 12:1. Aquele que não gosta de ser repreendido, de acordo com a Palavra de Deus, não tem inteligência, vive sem discernimento e é uma pessoa bruta. Este é o significado da palavra estúpido, adjetivo dado aos que sentem horror e aversão pela repreensão, conforme o versículo citado de Provérbios 12:1.


Através da correção o homem adquire sabedoria. “Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio” (Provérbios 19:20). Ajustes e redefinições de atitudes e ações andam em conjunto com a sabedoria. Um dos objetivos do ato de corrigir, principalmente quando procede do Criador, é trazer sabedoria aos filhos dEle. Quem recebe repreensão também será honrado pelo Pai Celestial. Em um texto bíblico está escrito: “pobreza e afronta virão ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado” (Provérbios 13:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário