quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O que acontece com quem olha para trás?

E Jesus lhe disse: ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. – Lucas 9:62


Jesus Cristo disse aos discípulos: “lembrai-vos da mulher de Ló” (Lucas 17:32). Ló é um personagem bíblico do Antigo Testamento, que viveu parte da vida em uma cidade chamada Sodoma. Aquele local, juntamente com outro município chamado Gomorra, seria destruído por Deus devido ao pecado dos habitantes que ali residiam. A família de Ló seria poupada da destruição, pois não compactuava com a maldade daquele povo.


De acordo com a história de Gênesis, capítulo 19, Ló foi informado através de anjos que deveria sair rapidamente da cidade. Ao saírem, não deveriam olhar para trás em nenhuma hipótese. Entretanto, a mulher cujo nome não é citado na Bíblia desobedeceu a orientação do Criador e olhou para trás. “E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal” (Gênesis 19:26).


Ao fazer uma analogia desta história com o cotidiano das pessoas no início do século XXI percebe-se diversas semelhanças. Um ótimo exemplo é o caso de Fernando Dutra Pinto, ex-evangélico que tornou-se seqüestrador ao desviar-se dos caminhos de Jesus Cristo. Um livro muito interessante sobre a vida dele é intitulado “Você acredita em mim? Evangélico, inteligente, imprevisível... Bandido!”.


O livro foi escrito pelo jornalista Elias Awad e publicado pela editora Novo Século em 2002. Ainda há exemplares disponíveis em algumas livrarias. O belo relato conta a vida do criminoso que ficou famoso ao seqüestrar a filha do apresentador de TV e empresário Sílvio Santos e, na mesma semana, fazer o pai da vítima refém. Poucos meses após ser preso, Fernando Dutra Pinto morreu misteriosamente na cadeia.


Este é um exemplo clássico de quem começa a caminhar com Cristo, deixa de lado o arado da obra de Deus e resolve “olhar para trás”. Ou seja, de quem desiste da nova vida e decide tomar das mãos do Espírito Santo as rédeas da própria vida. Embora o seja uma publicação secular, é uma ótima dica de leitura para quem está pensando em deixar Jesus para trás e seguir os próprios caminhos.


O livro mostra como Deus é provedor durante a infância e juventude de um cristão, e como um homem, por si só, pode mudar para pior a própria vida por causa do pecado. Como está descrito na Bíblia: “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário