quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Temor do Senhor

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. – Salmos 111:10a


Na maior parte da Bíblia a palavra temor significa respeito e reverência. Há inúmeros textos das Escrituras Sagradas sobre este tema. No Antigo Testamento há uma referência importante sobre a importância da reverência a Deus. “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Provérbios 1:7).


O respeito ao Criador consiste, entre outras atitudes, em lutar contra a maldade. "O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço" (Provérbios 8:13). O Pai Celeste dá longevidade àqueles que o temem. "O temor do Senhor aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados" (Provérbios 10:27).


Quem busca sabedoria pode começar a procurá-la seguindo as instruções das Escrituras Sagradas. "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Salmos 111:10a) O Criador também afirma que "melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação" (Provérbios 15:16).


Embora o tema seja tão abordado pela Bíblia, muitas pessoas não têm temor a Deus. Uma das características marcantes da sociedade brasileira no início do século XXI é exatamente a falta de reverência ao Senhor. Existem incontáveis fatos que demonstram a ausência de respeito generalizada.


Família – Um exemplo da falta de respeito na sociedade contemporânea ocorre na relação entre pais e filhos, em várias partes do mundo. São vários casos de problemas no relacionamento familiar e violência doméstica.


Em 2001, no Egito, um filho matou a mãe porque ela não quis financiar o casamento dele. O homem queria casar com uma mulher israelense, e não teve as passagens aéreas pagas pela própria mãe para efetivar o matrimônio. No endereço eletrônico na internet do jornal O Estado de S. Paulo foi publicada matéria, em 26 de julho daquele ano, com a manchete “Matou a mãe que não ‘bancou’ casamento”.


Em 2007, um crime chocou a população da região Norte de Minas Gerais. O Portal Uai, endereço eletrônico noticioso da internet, publicou matéria intitulada “Filho estupra e mata mãe e jovem tenta matar irmão em Minas”. A reportagem traz o relato de dois crimes. O pior deles é sobe o estupro e assassinato de uma senhora de 64 anos pelo próprio filho. Em outro crime, um adolescente de 17 anos tentou matar a tiros o irmão em Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).


Em agosto de 2008 uma mãe embriagou a própria filha com, pasmem, apenas três anos de idade. O caso aconteceu em Uberlândia, região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. “Embriagada pela mãe” foi a manchete do endereço eletrônico na internet do jornal Super Notícia, de Belo Horizonte (MG), em 7 de agosto de 2008.


Desrespeito generalizado – Em setembro de 2005 cerca de mil pessoas depredaram a maior parte dos prédios públicos do município de Goianésia do Pará (PA). A causa aparente da depredação foi uma represaria da população diante da negativa de policiais de investigarem o desaparecimento de uma criança. “População se revolta com polícia e queima órgãos públicos no PA” foi a manchete da Folha Online em 19 de setembro daquele ano.


Neste caso há claros exemplos de desrespeito generalizado, uma das marcas da sociedade atual. Os policiais que atenderam a ocorrência, conforme noticiou a reportagem, foram claramente desrespeitosos quanto à família da criança desaparecida. Os cidadãos que causaram vandalismo também demonstraram falta de respeito ao destruir edificações públicas. A falta de temor somente traz problemas à todos.


Em novembro de 2007, outro caso de desrespeito à vida. Ao sair de apresentações musicais realizadas no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), durante a madrugada, um jovem de 19 anos envolveu-se em uma briga. Após o tumulto ele precisou ser hospitalizado e faleceu.


Nem mesmo ao sair de um entretenimento as pessoas estão a salvas do desrespeito gerado pela violência. Em 18 de novembro daquele ano, a Folha Online publicou matéria com a manchete “Rapaz de 19 anos morre em Belo Horizonte após briga em show”. No Portal Uai, matéria sobre o mesmo assunto teve como título “Adolescente morre em briga no Pop Rock Brasil”.


Os exemplos acima citados são apenas para ilustração. São inúmeros e incontáveis casos como estes que demonstram a falta de temor a Deus e a inexistência de amor ao próximo na sociedade contemporânea. Poderiam ser escritos livros inteiros com relatos semelhantes ou ainda piores do que estes agora citados.


Solução – Em meio a tantas tragédias geradas pela falta de temor, a desesperança toma conta de muitos corações. Afinal de contas, há solução para tal crise social? Como enfrentar problemas tão grandiosos e numerosos? O que fazer? São muitas as indagações que aparecem na mente e nos corações das pessoas.


Todas as soluções para os problemas humanos encontram-se na Bíblia. A destruição do homem ocorre pela falta de conhecimento das Escrituras Sagradas. No Antigo Testamento, uma pessoa inspirada por Deus escreveu: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento" (Oséias 4:6a).


Na Bíblia existem instruções sobre amor e respeito ao próximo. "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:37). Quando todos cumprirem este mandamento, certamente alguns crimes como assassinato, tráfico de drogas ou estupro seriam erradicados.


Jesus Cristo disse: "amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo" (Lucas 10:27). As pessoas que amam e temem a Deus, assim como o Senhor instruiu, jamais seriam capazes de descumprir conscientemente as orientações das Escrituras Sagradas.


Quem precisa de sabedoria para temer ao Criador pode pedir a Ele mesmo. "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento" (Provérbios 2:6) Para ouvir a palavra que sai da boca do Pai Celeste basta ler a Bíblia.


Você que gostaria de saber sobre as razões pelas quais é preciso temer ao Senhor, comece a ler as Escrituras Sagradas hoje mesmo. Quem tem interesse em perceber como o temor do Senhor mudou e ainda pode mudar a vida de muitas pessoas, leia a Bíblia. É uma leitura importante e acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário