terça-feira, 15 de julho de 2008

Bíblia X Tradição III

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. – Mateus 5:43-44


Tradição é um costume arraigado, um conjunto de costumes transmitidos dos pais aos filhos durante várias gerações seguidas. Algumas pessoas seguem as tradições sem pensar no significado do que fazem. Repetem ações realizadas pelos pais, avós e bisavós. Não se preocupam e nunca refletiram sobre o porque de tais atos.


A Bíblia, porém, ensina a todos a importância da reflexão. “Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés” (Provérbios 19:2). Deus fala, através das Escrituras Sagradas, que é ruim a falta de conhecimento. Para obter conhecimento obviamente é preciso pensar e refletir.


Somente reflete sobre os próprios atos quem é zeloso e cuidadoso. Estas pessoas tem bons pensamentos, boas reflexões. É o que está escrito na Palavra de Deus: "os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza" (Provérbios 21:5).


Além disso, de acordo com as Escrituras Sagradas, até os dementes e sem inteligência são mais bem avaliados do que aqueles que não refletem sobre os próprios atos. "Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele." (Provérbios 29:20)


Mas há uma solução para obter sabedoria e refletir sobre as próprias tradições. Nas Escrituras Sagradas há orientações simples para isso. O primeiro passo é ter reverência pelo Criador. "O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." (Provérbios 1:7)


Outro ensinamento fácil de ser aplicado é pedir moderação, prudência e sensatez ao próprio Pai Celestial. "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." (Tiago 1:5)


Você já parou para refletir sobre suas próprias tradições?

Nenhum comentário:

Postar um comentário