sábado, 19 de julho de 2008

Todos irão para o céu?

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. – Mateus 10:28


A afirmação “todos os caminhos levam a Deus” é um conhecido ditado popular. Grande parte das pessoas concorda com esta frase. Contudo, neste caso as informações contidas nas Escrituras Sagradas são bem diferentes do senso comum. Jesus Cristo afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).


A vontade do Pai Celestial, obviamente, é que todos fiquem bem próximos dEle. Todavia, na Bíblia há claramente subsídios suficientes para a crença de que nem todos irão para perto do Criador. No evangelho de Lucas há uma interessante parábola relatada por Jesus.


Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.


E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.


Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.


E disse ele: rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.


Lucas 16:19-31

2 comentários:

  1. mito boa a matéria, salutar interpretação bíblica, parabéns. Visite-nos tbm, ofarol.blog.terra.com.br abraços

    ResponderExcluir
  2. muito boa a matéria, salutar interpretação bíblica, parabéns. visite-nos tbm. ofarol.blog.terra.com.br abraços

    ResponderExcluir