quarta-feira, 30 de julho de 2008

Características de Deus - I

Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. – Salmos 118:1


Muitas pessoas podem questionar sobre quais são as características de Deus. O Criador é um ser infinito e, por ser tão grande, é maior do que a compreensão humana. "Eis que Deus é grande, e não o podemos compreender; o número dos seus anos não se pode calcular" (Jó 36:26).


O ato de estudar por si é bom e positivo, e deve ser praticado por todos, em todas as áreas. O aprendizado sempre melhora a vida das pessoas. Entretanto, por mais que os homens estudem sobre o Todo-Poderoso, Deus sempre será maior do que todos os conceitos teóricos da teologia e da filosofia. A totalidade do Criador do universo será sempre maior do que a própria capacidade de compreensão humana a respeito dEle.


Onipresença – Embora a totalidade da existência do Senhor seja incompreensível, muitas das características de Deus são facilmente perceptíveis aos indivíduos. Um dos atributos dEle é a onipresença. Deus está em todos os lugares.


“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.”, declarou Davi – Salmos 139:6 ao 9.


Poder – Além de estar em todos os lugares, o Criador também é onipotente, ou seja, tem o poder absoluto. Ele próprio intitulou-se poderoso – “Eu sou o Deus Todo-Poderoso” (Gênesis 17:1 e 35:11). O Pai Celestial é tão poderoso que para Ele tudo é possível. “Porque para Deus nada é impossível” (Lucas 1:37).


O Criador é chamado de Todo-Poderoso em diversas passagens das Escrituras Sagradas: Gênesis 28:3; 48:3 e 49:25; Êxodo 6:3; Rute 1:20 e 21; Isaías 13:6; Ezequiel 10:5; Jô 5:17, 6:4. 6:14, 8:3; Joel 1:15; 2 Coríntios 6:14; Apocalipse 1:8 e 4:8, dentre outros.


Amor – Outro atributo do Todo-Poderoso é o amor. “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (1 João 4:8). O sentimento de estima do Criador está entre os homens: “porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5b).


A maior prova do amor do Criador foi ter dado a vida de Jesus Cristo pelo resgate dos homens. “Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” – Mateus 20:28. Às pessoas basta crer: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” – João 3:16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário