domingo, 6 de julho de 2008

Parábola do filho pródigo é imagem da sociedade

Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. – Lucas 15:24


O filho pródigo, personagem de uma famosa parábola da Bíblia, “é a figura exata da vida das pessoas que fazem as coisas conforme a própria vontade e desprezam os conselhos”, afirmou o pastor Luiz Sayão. A declaração foi feita neste domingo, 06 de julho, durante reunião de culto a Deus na Igreja Batista da Lagoinha (IBL), em Belo Horizonte (MG).


Luiz Sayão analisou em detalhes a passagem bíblica de Lucas 15:11 ao 32. Segundo o pregador, os filhos pródigos do século XXI podem ser aqueles jovens que gastam dissolutamente os bens dos próprios pais. Durante a preleção, ele também comparou o irmão mais velho do filho pródigo, no texto bíblico, como um “pecador bem comportado” da atualidade.


Para ele, assim como aquele personagem bíblico, muitos cidadãos também tentam justificar-se através das boas ações. Não matam, não roubam, tentam ajudar aos semelhantes. Entretanto, de acordo com as Escrituras Bíblicas, somente Deus, através de Jesus Cristo, pode fazer justiça ao homem.


Na opinião de Luiz Sayão, muitas pessoas esforçam-se ao máximo para praticar o pecado, e “Deus permite isso porque dá liberdade ao homem para agir”. Segundo o pregador, o Criador não acaba com a vida das pessoas más para dar a elas uma chance de arrepender.


De acordo com a Bíblia, todas as pessoas já cometeram pecado. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Por isso, conforme explanou o preletor, os seres humanos precisam de uma oportunidade para arrepender das ações erradas cometidas.


O relato do pai que recebe o filho pródigo de volta para casa, conforme explanou o pregador, é a figura de Deus quando permite aproximar-se dele um ser humano arrependido. Esta atitude do Criador demonstra o “amor incondicional do pai”, conforme afirmou o estudioso.


Além de pastor de Igreja Batista Nações Unidas, em São Paulo, o paulista Luiz Sayão é teólogo, tradutor bíblico, lingüista e professor. Atualmente leciona na Faculdade Teológica Batista de São Paulo e do Seminário Servo de Cristo. É também consultor de tradução bíblica da Sociedade Bíblica Internacional e consultor teológico da Editora Vida, uma das mais tradicionais no ramo evangélico brasileiro. É ainda colunista da revista cristã Enfoque Gospel e apresenta estudos bíblicos na Rádio Trans Mundial, que transmite em Ondas Curtas e via internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário