sexta-feira, 4 de julho de 2008

Chorar é parte integrante da vida - I

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar. – Eclesiastes 3:1 e 4


Quase ninguém gosta de chorar. Choro lembra tristeza, dor e sofrimento. Chora quem perde familiares próximos, as pessoas feridas em acidentes pranteiam, as crianças ao cair gritam em meio às lágrimas. Raramente o choro é associado à alegria. Somente em ocasiões muito específicas lágrimas combinam com felicidade. É o caso de alguns eventos esportivos, quando o vencedor derrama lágrimas de regozijo.


Embora a maioria das pessoas fique aborrecida quando chora, as lágrimas foram criadas para serem utilizadas. O pranto existe para ser exercido. Ainda que estas afirmações pareçam estranhas, não são regras de vida daqueles que gostam de sofrer. O homem precisa sorrir, sempre que possível, mas precisa chorar também quando necessário.


Algumas pessoas pensam que devem sorrir sempre, em qualquer circunstância e em todas as situações. Entretanto, este pensamento é contrário à Bíblia. Deus, através das Escrituras Sagradas, afirma que existe “tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar” (Eclesiastes 3:4).


Obviamente a maior parte das pessoas normais prefere viver o tempo de sorrir, os momentos de festa. Alegria e felicidade são sempre mais confortáveis e agradáveis do que dor e sofrimento. Contudo, Deus permite ao homem prantear por várias razões.


São inúmeros os motivos pelos quais o Criador admite o choro. Muito já foi escrito a este respeito. Certamente ainda diversos textos serão escritos sobre o tema. As opiniões são as mais controversas. Polêmicas à parte, existem algumas causas bastante específicas para a existência das dores humanas.


Você já parou para pensar quais seriam estas razões?

Nenhum comentário:

Postar um comentário