domingo, 27 de julho de 2008

É preciso agir antes dos problemas acontecerem

Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. Ageu 2:4b


Há necessidade das pessoas agirem antes dos problemas acontecerem, e não somente reagir quando as tribulações ocorrerem. Este foi o tema central da pregação do pastor Márcio Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha (IBL), na reunião de culto a Deus realizada na manhã deste domingo, 27 de julho, no templo daquela congregação.


A principal referência bíblia da preleção foi a história de Benaia, um dos chamados “valentes de Davi” – II Samuel 23:8. Ao ler sobre a vida do personagem em II Samuel 23:20 a 23, o pastor fez uma analogia entre as situações vividas por aquele homem e os cidadãos da atualidade.


De acordo com a “Bíblia de Estudo das Profecias”, o livro citado pelo pastor foi escrito entre os séculos XVII e XIX antes de Cristo. Embora seja antigo o relato citado das Escrituras Sagradas, segundo o preletor as lições contidas na vida do personagem bíblico continuam válidas até hoje.


“A história deste homem mostra algo que precisamos fazer em nossas vidas”, afirmou Márcio Valadão. Ele analisou o trecho final de II Samuel 23:20, “(Benaia) desceu numa cova e nela matou um leão no tempo da neve”. Na opinião do pregador, o personagem bíblico previu os possíveis perigos gerados por um leão à solta. Antes que o animal causasse qualquer problema, Benaia antecipou-se e tirou a vida dele.


Ao comparar esta ação do “valente de Davi” com as atitudes dos homens no século XXI, Márcio Valadão falou sobre a necessidade das pessoas agirem antes dos problemas acontecerem. Um dos exemplos citados nesta analogia foi na área profissional. Segundo o pastor, os cristãos precisam tentar ser os melhores funcionários de uma empresa, ao invés de procurar aperfeiçoamento profissional apenas quando perderem o emprego.


O preletor também falou sobre o auxilio divino às pessoas que se esforçam em todas as áreas da vida. “O Espírito Santo nos guia em todas as coisas e sempre nos dá discernimento, mesmo nas situações mais difíceis”, diz ele. Ao fazer esta explanação, ele leu o texto de Ageu 2:4 e 5.


Na opinião de Márcio Valadão, “muitas pessoas querem ser cristãs sem ter compromisso nenhum”, porém, segundo ele, a Palavra de Deus não permite o comodismo das pessoas. Ao fazer esta afirmação, ele citou o versículo “esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos” (Ageu 2:4b).


No início da reunião de culto à Deus, os momentos de louvor ao Pai Celeste foram liderados pelos pastores Felipe e André Valadão. Ao final do encontro, que durou mais de duas horas, várias pessoas foram ao centro do templo para orar, confessando pela primeira vez Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário