domingo, 6 de julho de 2008

Chorar é parte integrante da vida - III

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. – Mateus 5:4


O Criador é conhecido como Todo-Poderoso. No diálogo com um personagem bíblico, o próprio Pai Celestial faz uma auto-definição. “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito” (Gênesis 17:1).


“"Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos" (Gênesis 35:11). O próprio Pai Celestial intitula-se como detentor de poder em inúmeros textos das Escrituras Sagradas.


Correção


Embora o Criador tenha a possibilidade de resolver qualquer problema, na maior parte das vezes Ele não faz isso. Um dos inúmeros motivos pelos quais o Pai Celestial permite a existência do choro é para corrigir o ser humano. "Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso" (Jó 5:17).


Repreensão e correção a princípio pareçam ações retrógradas. À primeira vista assemelham-se a atos dos indivíduos mais moralistas e tradicionais, trazendo ao imaginário de muita gente a imagem de um idoso completamente fora da realidade do século XXI.


Contudo, apenas através destas ações as pessoas podem perceber seus próprios erros, corrigi-los e serem aperfeiçoadas em todas as áreas da vida. Qualquer pessoa está sujeita a errar, e por isso precisa ser alertada e corrigida quando alguma falha porventura acontece.


Amor


Deus também consente o sofrimento de uma pessoa para que os indivíduos mais próximos possam exercitar o amor e auxilia-la. "Ao que está aflito devia o amigo mostrar compaixão, ainda ao que deixasse o temor do Todo-Poderoso" (Jó 6:14). Na Bíblia há uma orientação bastante interessante a este respeito: "alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram" (Romanos 12:15).


O exercício do amor ao próximo, de acordo com as Escrituras Sagradas, não é uma opção, nem uma escolha, muito menos algo irrelevante sem nenhuma importância. Ao contrário, é uma ação séria e deve ser exercida por todos. "Amarás o teu próximo como a ti mesmo", afirma Jesus Cristo no evangelho de Mateus 19:19 e no livro de Marcos 12:31.


O Pai Celestial também permite ao ser humano ser perseguido por seus semelhantes para que os homens aprendam a amar a todos, sem distinção. "Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber" (Romanos 12:20). O próprio Senhor afirmou, através de um famoso texto bíblico:


Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. – Mateus 5:43–48


Paciência


O Pai Celestial também permite ao homem sofrer para o próprio aperfeiçoamento do caráter humano. "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5:3-5).


"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração" (Romanos 12:12). Nesta afirmação bíblica, o Criador deixa claro a intenção de incentivar o homem a dialogar com Ele através da oração. Além do próprio diálogo em si, existente no ato de orar, o Pai Celestial quer mostrar a todos o valor de uma oração. "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tiago 5:16b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário