terça-feira, 22 de julho de 2008

A procura de sabedoria - I

Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. – Provérbios 2:6


A procura por sabedoria é intensa no início do século XXI. As ciências nunca foram tão desenvolvidas em toda história da humanidade. A medicina traz curas para diversas enfermidades e tratamentos impensáveis a décadas atrás. Através dos sistemas de transporte os homens viajam rapidamente por todo o planeta, algo impensável no século XIX. Os modernos meios de comunicação permitem às pessoas conversarem facilmente com quem está do outro lado do globo.


Na medida em que o conhecimento cresce, aumenta também a necessidade de sabedoria para utilizar corretamente às informações acumuladas ao longo da história. O ser humano busca alternativas para conseguir sabedoria. Através das ciências humanas, por exemplo, em áreas como a filosofia ou a psicologia, os cidadãos adquirem sabedoria a respeito de si próprios e sobre seus semelhantes.


A Bíblia traz ao ser humano algumas importantes considerações a respeito da verdadeira sabedoria. A primeira e provavelmente mais importante observação bíblica a este respeito está na primeira parte de Salmos 111:10a: “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. No sentido bíblico, temor não significa medo, pavor e nem mesmo pânico. De acordo com as Escrituras Sagradas temor significa sentimento de reverência e respeito. Portanto, a reverência ao Criador é o início da prudência e da sensatez, ou seja, o começo da sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário