terça-feira, 30 de setembro de 2008

Chorar é parte integrante da vida - IV

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. – Mateus 5:4


Todas as pessoas provavelmente já choraram pelo menos algumas vezes ao longo da vida. As crianças e, em proporções menores, também os adolescentes, são as pessoas que mais costumam chorar, principalmente diante de alguns problemas. Muitos indivíduos choram também de alegria, quando revêem parentes distantes por muito tempo, ao ganhar alguma competição esportiva, durante a cerimônia de casamento, dentre outros acontecimentos importantes.


Embora chorar seja algo natural, muitas pessoas, quando tornam-se aparentemente maduras, param de chorar. Mas, na verdade, parar de chorar não é sinal de maturidade. Ao contrário, significa falta de amadurecimento. Chorar faz parte da vida. Deus diz que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar” – Eclesiastes 3:1 e 4. Obviamente é bem mais agradável sorrir do que chorar. Porém o choro é parte integrante da vida.


Jesus, o Filho de Deus (Mateus 16:16 e 17), chorou em algumas ocasiões. Ele derramou lágrimas pelos habitantes de Jerusalém, conforme descrito em Lucas 19:41. O Senhor também pranteou antes de ressuscitar um amigo dele, chamado Lázaro, de acordo com o relato do evangelho de João 11:35. O próprio Cristo afirmou: “bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” – Mateus 5:4. De acordo com o dicionário Aulete Digital, bem-aventurado significa “que é feliz, que tem uma boa sorte; que desfruta a felicidade celeste”.


O apóstolo Paulo, um dos mais convictos discípulos de Cristo durante os tempos bíblicos, em certa ocasião disse: “sede meus imitadores, como também eu de Cristo” – 1 Coríntios 11:1. Como Jesus chorou, consequentemente quem quer segui-lo precisa deixar rolar as lágrimas quando for necessário. As pessoas que desejam ser parecidas com o Filho de Deus podem e devem chorar. Aquele que pretende segui-lo e não tem hábito de chorar deve ficar atento quanto a este assunto. Uma boa sugestão para quem não chora nunca é substituir os próprios conceitos pelos ensinamentos da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário