segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O amor que ninguém deve ter

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. – 1 João 2:15


Aparentemente todo tipo de amor é bom. Amor ao próximo, aos pobres, às riquezas, aos necessitados, às pessoas bonitas, ao dinheiro, aos filhos e cônjuges... Jesus Cristo, enviado do Criador, orientou amar indistintamente. Amor é um sentimento bom em todos os sentidos aos olhos do homem. Entretanto, essa não é exatamente a opinião de Deus.


Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” – 1 João 2:15 ao 17


Um amor que ninguém deve ter é pelo mundo e aquilo que ele oferece. Isso significa que a orientação do Criador é não ter apego às coisas materiais. Os bens concretos oferecidos nesta vida são importantes sim, e na maioria dos casos geram conforto e algum tipo de prazer. Entretanto, embora úteis durante a vida terrena, tais bens materiais são perenes.


O autor bíblico afirma: “e o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 João 2:17). O sistema mundano vigente nada tem de semelhança com a vontade de Jesus Cristo. Ele mesmo afirma: “já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim” (João 14:30).


Assim como água e óleo não se misturam, os sistemas vigentes no mundo não juntam-se com Cristo. Jesus diz: “o mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más” (João 7:7). Não há amor entre os entes deste mundo e o Senhor.


Portanto, caso você seja amigo deste mundo, deve ficar atento, e rever seus conceitos. “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” – Tiago 4:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário