quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A importância do louvor

Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor. - Salmos 150:6


Ao longo das reuniões de culto à Deus em diversas igrejas cristãs há momentos de música. Embora algumas pessoas pensem ser estes momentos de mero entretenimento, a Bíblia dá importância ao louvor à Deus. Na versão da Bíblia Online na internet, por exemplo, na tradução de João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada, há 65 versículos com a palavra “louvai”.


De acordo com o dicionário Aulete Digital, o termo louvar é um verbo que significa aplaudir, exaltar e bendizer. Nas Escrituras Sagradas, o louvor a Deus deve ser feito sempre por aqueles que crêem nEle. Em 1 Crônicas 16:8 está escrito: “louvai ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidas as suas obras entre os povos”. No mesmo livro também existe a seguinte afirmação: “louvai ao Senhor, porque é bom; pois a sua benignidade dura perpetuamente” (1 Crônicas 16:34).


No livro do profeta Jeremias há uma menção ao louvor: “cantai ao Senhor, louvai ao Senhor; pois livrou a alma do necessitado da mão dos malfeitores” (Jeremias 20:13). No Novo Testamento o autor bíblico escreve: “louvai ao Senhor, todos os gentios, E celebrai-o todos os povos” (Romanos 15:11).


Um bom motivo para louvar ao Criador é devido a extrema bondade dEle. “Louvai ao Senhor. Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre” (Salmos 106:1). “Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável” (Salmos 135:3).


Há quem questione quem deve louvar ao Senhor. A Bíblia é clara: todos devem louva-lo. “Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor” (Salmos 135:1). “Louvai ao Senhor todas as nações, louvai-o todos os povos” (Salmos 117:1). “Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor” (Salmos 150:6).


Entretanto, o louvor a Deus não é limitado às canções nem à estrutura física de um templo cristão, embora tudo isso seja sim importante. O amor ao Criador e aos semelhantes, além do cumprimento dos mandamentos de Deus, são manifestações importantes de louvor ao Senhor.


Na opinião do pastor Márcio Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha (IBL), de Belo Horizonte (MG), “adorador não é quem canta, uma pessoa pode adorar cantando, mas não é o cântico que faz adoração, adoração é um estilo de vida”. Ele fez esta afirmação em uma pregação realizada em 04 de julho de 2005, no templo daquela congregação.


Adoração e louvor têm significados bastante parecidos. De acordo com o dicionário Aulete Digital, adorar significa prestar culto, amar profundamente e intensamente, ter grande admiração e apreço. “Tudo o que nós fizermos devemos fazer como para o Senhor, e não para os homens”, afirma Márcio Valadão, ao incentivar as pessoas a viver em louvor e adoração contínua a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário