segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Os cristãos e a violência

Amarás o teu próximo como a ti mesmo. – Marcos 12:31b


O que os cristãos têm com a violência? À primeira vista, absolutamente nada. Cristão é aquele que crê em Cristo. E Jesus pregou justamente o amor. Por isso, aparentemente o cristão não tem relação nenhuma com a violência. Ou pelo menos não deveria ter. Seria este um pensamento correto? Não, esta lógica é incorreta. Jesus Cristo pregou, de fato, o amor como principal ordem.


E Jesus respondeu-lhe: o primeiro de todos os mandamentos é: ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” – Marcos 12:29 ao 31


Jesus Cristo foi bem claro e objetivo nestas instruções. O principal mandamento dEle é amar a Deus acima de todas as coisas, e o segundo é amar ao próximo. Os cristãos que buscam seguir as orientações de Cristo aparentemente nada têm com a violência. Entretanto, a escalada da criminalidade em países como o Brasil faz com que os verdadeiros crentes em Deus tenham que se envolver com este assunto, ainda que indiretamente.


O primeiro motivo pelo qual um cristão deve inteirar-se sobre a criminalidade crescente no país é para orar sobre este assunto. Uma das facetas do amor ao próximo consiste exatamente em clamar a Deus pelas pessoas que sofrem. Parte significativa dos cidadãos sofre exatamente devido aos conflitos urbanos que vem ocorrendo paulatinamente nas últimas décadas.


Outra razão para um seguidor de Cristo informar-se sobre este assunto é para auxiliar as vítimas sobreviventes dos crimes cometidos. Outra face do amor ao próximo é justamente ajudar às pessoas. Muitas famílias ficam traumatizadas e algumas pessoas têm o corpo mutilado após ações violentas de outrem. Por isso é de fundamental importância a ação cristão de auxílio à estes indivíduos.


Um motivo relevante para não ficar alienado aos acontecimentos è perceber, através das notícias, as necessidades específicas de cada pessoa ou comunidade. Com esta percepção fica mais fácil orar e ajudar adequadamente quem precisa de auxílio. Algumas pessoas precisam de ajuda financeira, outros indivíduos necessitam de apoio psicológico e há ainda quem tem carência na área da saúde física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário