segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Deus está presente em todos os momentos

Torre forte é o nome do Senhor; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio. – Provérbios 18:10


Muitas são as crises enfrentadas pelas pessoas. Crises nos relacionamentos, na saúde física e emocional, na vida profissional, dentre outras. Os jornais publicam diariamente textos a este respeito. São reportagens sobre violência doméstica, ocorrida dentro das famílias, crimes passionais, problemas nos hospitais públicos... Há ainda crises não divulgadas nos meios de comunicação, como suicídios. Exemplos de publicações sobre crises são algumas dos textos publicados nos endereços eletrônicos noticiosos de segunda-feira, 29 de setembro de 2008.


"Após rejeição a pacote nos EUA, índice Dow Jones tem maior queda da história" é o título da reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo. A crise cíclica nas bolsas de valores é antiga. Provavelmente a primeira grande queda nos valores dos títulos norte-americanos ficou conhecida como “crash” e ocorreu em 1929, conforme reportagem publicada em 6 de novembro de 2006 pela Folha de S. Paulo, intitulada “Ciclos de recessões e expansões marcam economia dos EUA”. Assim como na economia, os momentos de alegria e tristeza são alternados ao longo da vida da maioria das pessoas.


Os instantes de dificuldades na vida do ser humano são previstos por Deus. Nos momentos de crise as pessoas optam por caminhos bastante diferentes. Qual seria o melhor caminho a seguir nos períodos de dificuldade? O ideal é seguir vontade de Criador. O autor bíblico afirma: “e não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” – Romanos 12:2.


Diversos textos da Bíblia abordam este assunto. No versículo mais famoso a este respeito Jesus Cristo afirmou: “tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” – João 16:33. Nos oito primeiros versículos do terceiro capítulo do livro de Eclesiastes também há informações sobre este assunto:


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.” – Eclesiastes 3:1 ao 8.


Nos momentos de dificuldade, algumas pessoas têm dúvidas se o Criador está ou não ao lado delas. As Escrituras Sagradas trazem as respostas para esta questão. Uma delas está no livro de Josué, no Antigo Testamento, onde há um relato de um determinado e específico momento da história dos judeus. Embora aquele trecho da Bíblia contenha textos históricos, pode-se tirar lições daqueles momentos vividos pelo povo escolhido por Deus. Logo no início do livro o Criador fala com Josué: “não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” – Josué 1:9.


O Criador falou especificamente com a pessoa de Josué, em um momento determinado da história. Entretanto, embora o Senhor tenha dito tais palavras há mais de 3000 anos – ou seja, mais de mil anos antes de Cristo – aquelas palavras do Senhor valem para os cidadãos do século XXI. Nos momentos de crise as pessoas devem ter bom ânimo e esforçar-se. Não é necessário temer as crises, pois Deus está com os filhos dEle por onde quer que andem. Esta é uma resposta às dúvidas sobre a presença de Deus nos períodos de dificuldade.


No evangelho de Mateus há um relato interessante que é uma lição para o ser humano contemporâneo. Em determinado momento Cristo ordenou aos discípulos que entrassem num barco para uma breve viagem, e Ele não seguiu fisicamente junto com eles. Durante o percurso, o barco. foi "açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário" (Mateus 14:24). Quando Jesus foi encontra-los, andando sobre as águas, provocou medo naqueles homens (Mateus 14:26). Entretanto, logo o Senhor se revelou a eles. "Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: tende bom ânimo, sou eu, não temais" – Mateus 14:27.


Ainda hoje, nos momentos de turbulência, Jesus diz às pessoas para não temerem. Em diferentes textos das Escrituras o Senhor fala isto: Mateus 9:2; Marcos 6:50; Lucas 8:48 e João 16:33. O apóstolo Paulo, em um momento de dificuldade, também incentivou as pessoas a ter bom ânimo (Atos 27:22 e 25). Portanto, quando você estiver em meio a um furacão de problemas em sua vida, tenha bom ânimo. Procure, através da Bíblia, conhecer as orientações específicas de Deus para as situações que enfrenta. Você pode adquirir uma a preços acessíveis nas livrarias cristãs, ou ler gratuitamente na rede mundial de computadores, no endereço www.bibliaonline.com.br.

Um comentário:

  1. Sensacional Léo. Meus parabéns meu irmão, você verá esse texto denovo!
    Que Deus o abençoe, tenha uma semana de muitas vitórias, em nome de Jesus! Abraço...

    ResponderExcluir