terça-feira, 9 de setembro de 2008

Todos precisam ter consciência da presença de Deus

Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita. – Salmos 27:11a


"Tudo o que nós temos que ter é a consciência da presença do Senhor". Esta é uma das idéias defendidas pelo pastor Márcio Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha (IBL), de Belo Horizonte (MG). A afirmação consta no vídeo “A gloriosa presença de Deus”, disponível ao público em DVD. O vídeo é a gravação de uma pregação do pastor realizada no templo principal da IBL.


A mensagem da pregação é baseada principalmente em Êxodo 13:17 ao 22, que aborda a saída do povo judeu da escravidão no Egito em busca da terra prometida por Deus. O texto das Escrituras Sagradas mostra que o povo escolhido pelo Criador caminhou pelo caminho mais longo do Egito à Nova Canaã, ao invés de seguir pela passagem mais curta e aparentemente mais fácil.


Ao longo da preleção, o pregador fez algumas comparações entre o texto bíblico e as situações cotidianas vividas atualmente pelas pessoas. “Muitas vezes queremos as facilidades, o que é mais perto, mas nem sempre o mais perto é o caminho de Deus”, diz Márcio Valadão. Ao longo do vídeo, o líder da IBL faz uma analogia entre a saída dos judeus da escravidão pelo caminho mais longo e a salvação buscada hoje pelo ser humano.


“A salvação não é apenas a não ida para o inferno, pois envolve tantas áreas da vida”, diz o preletor. Para o pregador, “a salvação não é um caminho de facilidades, mas é um caminho de Deus”. Ainda segundo ele, “muitas vezes nesta caminhada existe guerra, existe luta, existem dificuldades”.


O pastor também faz uma comparação entre os momentos de dificuldade enfrentados pelas pessoas e a travessia de um deserto. “No deserto tudo o que nós precisamos é exatamente ter os olhos no Senhor”, afirma. “Hoje nós temos uma nuvem para nos guiar, a Palavra de Deus, temos o testemunho do Espírito em nossas vidas”, diz. Para o pastor, “tudo o que nós temos que ter é a consciência da presença do Senhor”.


O vídeo foi gravado em 4 de julho de 2005, durante a chamada “Semana da Santificação”. A mensagem, entretanto, continua atual. O evento, que foi realizado durante algumas vezes na IBL durante aquele ano, consistiu em reunir membros da congregação em todas as noites de uma determinada semana com objetivo de orar, louvar a Deus e ouvir uma pregação.


Na opinião do pastor, o evento “um período de restauração, é uma semana em que estamos voltados para nós como igreja, como família, um período de quebrantamento, arrependimento, lágrimas, unção, vitórias e conquistas”. Ele destaca também que “tudo o que nós fizermos devemos fazer como para o Senhor, e não para os homens”.


Para o líder da IBL, “a semana de santificação não é simplesmente um ato, é uma caminhada”. Segundo ele, “pessoas muitas vezes vem de outras cidades, até outros países, para conhecerem a nossa igreja. Nós sentimos tão honrados. Mas existe algo dentro do nosso coração. Nós somos agradecidos, mas não satisfeitos, porque sabemos que existe muito mais. Sabemos que Deus tem muito mais. Nós precisamos desse muito mais do Senhor”.


O DVD faz parte de um projeto da IBL que visa tornar disponíveis algumas das reuniões de culto à Deus realizadas naquela congregação em vídeo, áudio (CD) e transcritas em pequenos livros de bolso. Os vídeos e as respectivas versões em áudio já lançados podem ser adquiridos logo após os encontros, na portaria do templo da IBL, ou na livraria Seara, anexa àquela congregação.


As edições impressas são vendidas nos mesmos locais ao preço simbólico de R$1,00. Há também a possibilidade de copiar gratuitamente os livretos no endereço eletrônico da IBL na internet, o portal Lagoinha.com – clique aqui para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário