segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Jesus pagou o preço pelos pecados da humanidade

Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. – 2 Coríntios 5:21

Jesus Cristo levou sobre si os pecados da humanidade. Este foi o tema central da pregação realizada na manhã deste domingo, 7 de setembro, na Igreja Batista da Lagoinha (IBL), em Belo Horizonte (MG). A preleção foi feita pelo líder daquela congregação, pastor Márcio Valadão, durante reunião de culto a Deus, no templo da IBL. O encontro, que reuniu membros da igreja e visitantes, durou cerca de três horas e meia.

Ao longo da exposição, Márcio Valadão leu trechos da Bíblia sobre o calvário de Jesus para embasar a tese de que Cristo pagou os pecados dos homens com a própria vida. Na opinião do líder da IBL, o final da história de Jesus ocorreram os fatos mais importantes da vida dEle. Durante a exposição, o pastor explicou a diferença entre o ideal de vida cristã e a mera religiosidade. Na opinião de Márcio Valadão, o verdadeiro cristianismo não é simplesmente um conjunto de doutrinas, “a fé cristã é o nosso relacionamento com Jesus”.

Ao longo da reunião, o líder da IBL incentivou as pessoas a praticarem os ensinamentos bíblicos em todas as áreas da vida. No entendimento dele, Deus nunca pede algo impossível aos homens. Para o pregador, o Criador sabe as limitações de cada indivíduo e capacita a todos para seguir as orientações contidas nas Escrituras Sagradas. Ainda de acordo com Márcio Valadão, as pessoas sofrem as conseqüências dos próprios atos. Por isso seria importante seguir os ensinamentos bíblicos para ter uma vida vitoriosa.

Ao final da reunião, várias pessoas foram à frente do púlpito orar para pedir perdão dos pecados e reconhecer Jesus Cristo como Senhor e salvador. Antes do final do encontro, os membros da IBL participaram da cerimônia chamada “Santa Ceia”. O ato consiste em comer um pedaço de pão, representando o corpo de Cristo, e beber um cálice de vinho, representando o sangue do Senhor. A realização da cerimônia é uma referência ao texto bíblico de 1 Coríntios 11:23 a 26.

Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” 1 Coríntios 11:23 a 26

Ao longo da reunião, além deste trecho das Escrituras Sagradas, Márcio Valadão também leu outros textos: João 3:16; 19:26 e 27; 19:30 / Isaías 53:1 ao 12 / Filipenses 2:5 ao 11 / Mateus 27:33 ao 46; 10:42; 16:26 / Lucas 23:33 e 34 e do 39 ao 46; 9:25 / 2 Coríntios 5:14 e 21 / Marcos 8:36 / Romanos 8:28 / 2 Timóteo 4:7. As citações foram usadas em alguns momentos para exemplificar as opiniões do preletor e, em outros trechos da pregação, os textos sagrados foram lidos para dar início à determinada explanação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário