sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Teoria e prática

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. – Tiago 4:17


Deus procura pessoas que conheçam as palavras dEle. Com relação às Escrituras Sagradas, os autores bíblicos escreveram algumas orientações. Uma delas é: “não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” – Josué 1:8. O Criador busca também quem conheça a Bíblia. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” – 2 Timóteo 2:15.


Entretanto, como pode-se observar na Bíblia, não é necessário apenas ter noção das Escrituras Sagradas. É preciso praticar as orientações contidas naquele livro. Não basta estar ciente da existência do Criador. Muitos o conhecem, mas nem todos praticam a vontade dEle. “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.” – Tito 1:16. Concretizar as orientações do Criador significa fazer o bem. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” – Tiago 4:17. E, para quem não se importa em pecar, há um alerta nas Escrituras Sagradas. “Porque o salário do pecado é a morte.” – Romanos 6:23a.


Portanto, as pessoas que conhecem a Bíblia e não praticam as orientações ali contidas devem ficar atentas. A fé é, de fato, fundamental. A própria salvação ocorre somente através fé. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” – Efésios 2:8 e 9. Entretanto, existe algo complementar ao ato de crer. Jesus afirma: “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” – João 14:15. Portanto, você que crê e não exerce sua fé, fique atento. Ouça o que diz o Senhor através das Escrituras Sagradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário