domingo, 21 de setembro de 2008

Esperança em Deus é solução para problemas

A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. – Salmos 62:1


A esperança em Deus é a solução para os problemas. Este foi o tema da pregação realizada na manhã deste domingo, 21 de setembro, na Igreja Batista da Lagoinha (IBL), em Belo Horizonte (MG). A preleção foi feita pelo líder daquela congregação, pastor Márcio Valadão. A exposição fez parte da reunião de culto a Deus, que reuniu membros da IBL e visitantes no templo da igreja.


A pregação foi baseada, principalmente, no texto bíblico de I Samuel 30:1 ao 8. O trecho das Escrituras Sagradas relata a história de uma derrota do rei de Israel, Davi, e de como Deus orientou aquele personagem a vencer batalhas contra povos inimigos. Ao longo da exposição, o pastor leu versículos de alguns Salmos de autoria de Davi, que exaltam a esperança daquele personagem no Criador.


Márcio Valadão fez uma analogia entre aqueles momentos vividos pelo rei Davi e as dificuldades enfrentadas atualmente pás pessoas. Segundo ele, a maior parte dos problemas tem uma origem espiritual. Embora os inimigos daquele rei judeu fossem exércitos humanos, os inimigos espirituais não são outras pessoas, e sim espíritos malignos.


O versículo de I Samuel 30:6 relata a intenção de alguns homens de apedrejar Davi por causa de uma derrota frente aos inimigos. Ao comentar sobre este trecho bíblico, Márcio Valadão afirmou que muitas pessoas tendem a considerar como inimigos seus próprios semelhantes. Esta seria uma análise errada, conforme explanou o pastor.


Na opinião dele, as derrotas geralmente provocam amargura nas pessoas. “Quando a pessoa está com amargura ela vê o amigo como inimigo”, afirma o líder da IBL. Entretanto, para o pregador, as pessoas não devem enxergar seus semelhantes como oponentes. “Nosso inimigo nunca é de carne e osso”, concluiu Márcio Valadão.


Ao longo da preleção ele incentivou as pessoas a buscarem apoio de Deus quando enfrentam problemas, pois o Deus que atuou na vida do rei Davi é o mesmo que atua hoje na vida de todos que têm fé. No final da reunião de culto a Deus, que durou mais de duas horas, várias pessoas foram à frente do púlpito orar e reconhecer Jesus Cristo como Senhor da vida deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário