segunda-feira, 2 de junho de 2008

A Bíblia e o meu cotidiano

Gálatas 5:16 ao 26


Alguns cristãos tendem a colocar a Bíblia como um livro super espiritual, acima de qualquer atividade prática ou concreta da vida dos seres humanos. Pensam ser as Escrituras Sagradas um livro tão espiritual quanto os anjos. Entretanto, embora a Bíblia seja o melhor livro espiritual de toda história da humanidade, o livro sagrado possui algumas instruções para o cotidiano dos cristãos. Um ótimo exemplo de conselhos práticos para o dia a dia do crente está no quinto capítulo da carta aos Gálatas. Este precioso texto contêm instruções importantes para a vida das pessoas.


Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

Gálatas 5:16 ao 26


Paulatinamente são noticiadas nos jornais informações sobre divisões: entre partidos políticos, casais que divorciam-se, sócios que separam suas empresas, dentre inúmeros outros exemplos. Estes fatos, embora corriqueiros na sociedade contemporânea, são contrários ao versículo de Gálatas 5:20.


“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, (...) os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5:20 e 21). Este texto, se comparado com os programas de televisão transmitidos em época de carnaval no Brasil, mostram que a sociedade atual está longe de cumprir o ideal proposto pelo Criador.


A idolatria, condenada no versículo bíblico de Gálatas 5:20, é um mal presente em diversos setores da sociedade brasileira neste início do século XXI. No futebol, são inúmeros jogadores ídolos das torcidas; no cenário musical nacional, jovens adolescentes choram e gritam de histeria durante shows de algumas bandas; muitos atores e atrizes tornam-se ídolos de telespectadores das telenovelas.


A infinidade de filmes, programas de TV e endereços eletrônicos na rede mundial de computadores contendo pornografia tem crescido a cada ano. No 21º versículo do 5º capítulo de Gálatas as orgias são também condenadas.


Pode-se, então, ter algumas conclusões lendo este texto sagrado e refletindo sobre a sociedade atual. A primeira, e mais óbvia, é que parte dos seres humanos tem vivido muito distante do idealizado pelo Pai Celeste. Outra conclusão é que estas pessoas não herdarão o reino de Deus, conforme afirma o autor no versículo 21.


Outra conclusão é que a Bíblia, embora seja um livro totalmente espiritual, tem instruções para o cotidiano das pessoas. Neste trecho bíblico citado, percebe-se quais ações cotidianas não devem ser realizadas por aqueles que têm intenção de agradar ao Criador.


Há também uma relação de atitudes a serem concretizadas por quem quer agradar a Deus: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio (versículos 22 e 23). Portanto, embora a Bíblia seja sim um livro super espiritual como pensam alguns, é também um manual prático para o cotidiano do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário