terça-feira, 10 de junho de 2008

Onde está a sabedoria?

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. – Provérbios 3:13


A sabedoria é algo raro na sociedade contemporânea. Muitos trabalhadores aumentam o número de horas trabalhadas, entretanto, os salários são insuficientes para quitar todas as despesas. Algumas pessoas têm dois empregos, e mesmo assim seus ganhos continuam insuficientes para obter satisfação financeira plena.


A medicina nunca foi tão desenvolvida como neste início do século XXI. Doenças fatais há cem anos hoje são facilmente curáveis. Cirurgias inimagináveis há cinqüenta anos, hoje são consideradas simples por profissionais da área. Contudo, são inúmeros os doentes que falecem nas filas dos hospitais públicos. Cidadãos que consomem remédios controlados têm a saúde abalada por falta de medicamentos.


Os aparatos de segurança são cada vez mais sofisticados. Algumas viaturas policiais têm comunicação via satélite, as armas são cada vez mais possantes, as câmeras de vídeo da segurança pública estão espalhadas pelas cidades mais populosas. Todavia, muitos assassinatos vêm, paulatinamente, ocorrendo por motivos banais, sem contar o crescente tráfico de drogas e aumento dos diversos índices de criminalidade.


A maior parte destes acontecimentos tem como origem a falta de sabedoria. De acordo com o dicionário Aurélio, esta palavra significa: “grande conhecimento; erudição, saber, ciência, prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão, conhecimento justo das coisas, razão:”.


Conforme estes significados, a falta de sabedoria pode ser traduzida como falta de conhecimento. Sobre isto, um profeta escreveu na Bíblia: “o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” – Oséias 4:6. A ausência de sabedoria/conhecimento é um dos motivos da destruição de uma sociedade.


Ainda de acordo com o Aurélio, o termo sensato é um dos sinônimos de sábio. Neste sentido, insensatez demonstra falta de sabedoria. E isto contagia, corrompe e vicia o ser humano, conforme as palavras do próprio filho de Deus.


Jesus afirma: “é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem” (Marcos 7:21 a 23).


Conclui-se, então, que sabedoria é algo necessário para a melhoria da vida do homem em sociedade. A sabedoria pode evitar uma série de mazelas que assolam hoje a humanidade. Embora seja muito importante, é algo simples de ser obtido. Veja o que Deus instrui a este respeito através da Bíblia:


“Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada” – Tiago 1:5.


O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. – Salmos 111:10a


O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. – Provérbios 1:7


Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. – Provérbios 2:6


O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento. – Provérbios 9:10


O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade. – Provérbios 15:33

Nenhum comentário:

Postar um comentário