sábado, 28 de junho de 2008

Liberdade II

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará – João 8:32


Ao refletir sobre a liberdade, especialmente na vida espiritual, diversas pessoas tem vontade de agir para colocar em prática a própria fé, mas não sabem como fazer isto. Muita gente procura aplicar as crenças pessoais através das religiões. Embora as instituições religiosas sejam, por si só, mecanismos sociais sérios e criados com as melhores intenções, não conseguem levar o homem a um encontro real com o Criador. No máximo, em alguns poucos casos, apontam o caminho ideal.


A vontade de Deus sempre foi ver o homem feliz, com uma vida abundante em todas as áreas. O Pai Celeste colocou o mundo sob o domínio do homem; o capacitou para produzir alimentos através da agricultura, domesticar os animais, produzir diversos aparelhos mecânicos e eletrônicos para alcançar o bem estar físico. Deus não quer ver o ser humano bem sucedido apenas no ponto de vista material, mas também na área sentimental, emocional, familiar, social e, principalmente, no campo espiritual.


No princípio da humanidade, o Criador tinha uma comunhão íntima com suas novas criaturas. Os homens viviam em plenitude a vida espiritual, em contato direto com o Pai Celestial. Porém, os seres humanos pecaram, e o pecado afastou a nova criatura de Deus. Segundo o dicionário, pecado significa transgredir alguma regra ou norma. E foi o que os primórdios da civilização fizeram: desrespeitaram uma norma de Deus, cometendo assim um pecado.


Porque o salário do pecado é a morte – Romanos 6:23a. Esta afirmação bíblica diz respeito a morte espiritual, causada pela transgressão. Ao violar uma norma de Deus, o homem perde intimidade com o Criador. E toda pessoa precisa estar próxima do Pai Celestial, pois somente Ele preenche os vazios mais profundos da alma humana. Apenas o Todo-Poderoso pode dar ao homem tudo o que necessita. Deus é quem controla as batidas do coração de um ser vivo, somente ele pode manter alguém vivo. O Criador pode satisfazer plenamente todas as necessidades do ser humano.


Desde que pecou a primeira vez, os homens buscam resgatar a proximidade com Deus. Em toda história observam-se inúmeras e frustradas tentativas humanas de se achegar ao Pai Celestial. Várias religiões foram criadas. É incalculável o número de crenças e rituais existentes no mundo hoje, objetivando aproximar o homem às suas origens espirituais. Até parte da ciência é hoje utilizada com este objetivo: de aproximar o homem de sua plenitude espiritual. Em uma rápida pesquisa nos mecanismos de busca na rede mundial de computadores, pode-se encontrar centenas de filosofias religiosas, as mais diferentes possíveis.


Contudo, a grandeza de Deus não pode ser alcançada por nenhum esforço humano, nem mesmo limitada a nenhum trâmite da religiosidade humana. Pessoas, por mais inteligentes ou esforçadas que sejam, são limitadas às suas próprias capacidades e dons naturais. Então, como solucionar este problema? Como acabar com esta distância entre Deus e homem, provocada pelo pecado? O homem, dentro de suas limitações, não consegue com seus esforços limitados se achegar a Deus. A única solução é o próprio Criador aproximar-se do homem.


Deus, ao perceber a necessidade do homem de estar íntimo dEle, e ao ter a certeza de que nenhum esforço poderia reaver esta intimidade, resolveu achegar-se ao ser humano. O Pai Celestial não precisava ter feito isto. Ele poderia ter aniquilado a todos por causa do pecado, ou simplesmente ignorado o vazio da alma humana, deixado as pessoas remoendo suas próprias angústias. Entretanto, “Deus amou o mundo de tal maneira, que enviou seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)


Quando esteve em forma de homem na Terra, Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14.6). Ao fazer esta afirmação, Cristo somente confirmou que nenhum esforço na esfera humana pode aproximar o homem de Deus. Nenhuma crença, religião, igreja, teologia ou filosofia pode dar ao homem a vida eterna, a intimidade com Deus. Apenas a fé no próprio Filho de Deus pode aproximar as pessoas do Criador.


Talvez alguém que leia este texto agora considere tudo isto abstrato, pois o Senhor veio ao mundo há dois mil anos. Porém, o Senhor se faz presente hoje, na vida de todo aquele que crê. Por meio da fé, Jesus pode entrar na vida de qualquer pessoa, aproximando-a do Deus Pai. Quem quiser experimentar o amor e a misericórdia de Deus em sua vida, basta orar e receber a Cristo como único capaz de aproximá-lo de Deus, e acabar com as angústias mais profundas da alma, preencher qualquer vazio existente na vida.


Você que leu e compreendeu este texto, que sempre buscou algo para preencher sua vida, e que gostaria de conhecer e experimentar Jesus procure uma instituição onde o evangelho de Cristo é pregado de maneira séria e correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário