terça-feira, 24 de junho de 2008

Falta de compromisso

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. – João 3:16


Compromisso. De acordo com os dicionários esta palavra significa ou é sinônimo de acordo, ajuste, obrigação.e pacto. A sociedade brasileira nesta primeira década do século XXI é marcada, dentre outras características, pela falta de compromisso das pessoas. Observa-se esta ausência em todas os níveis sociais e culturais, bem como nas diferentes áreas da vida – profissional, familiar, nas relações afetivas e, principalmente, na vida espiritual.


Nos relacionamentos afetivos as estatísticas mostram inúmeros divórcios registrados anualmente. A moda do “ficar” existe há cerca de vinte anos ou mais, e continua bastante presente. Além disso, hoje existe o chamado “relacionamento aberto” pautando a vida de diversos casais. No meio familiar, há também casos terríveis de desestruturação, em alguns casos culminando com pais matando filhos e vice-versa.


Além disso, os próprios relacionamentos pessoais andam deteriorados. As amizades, por exemplo, são cada vez mais fugazes e consideradas menos importantes. Parentesco já não é mais motivo para convivência entre as pessoas, e o egoísmo torna-se cada vez mais presente nos corações e mentes dos cidadãos.


Ao observar tais situações, com crescente aumento a cada ano, muitas pessoas pensam estar vivendo o tempo descrito no 24º capítulo do evangelho de Mateus. Como afirmou o próprio Jesus Cristo, apenas Deus sabe exatamente quando ocorrerão aqueles fatos. “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai (Mateus 24:36)”.


Entretanto, independente da época ou período, as pessoas dividem-se geralmente em dois grupos. Os acomodados, que eternamente consideram todos os fatos normais, sem exceção, incluindo a falta de compromisso. Há também o grupo dos incomodados – não aceitam o descompromisso entre os indivíduos nem a acomodação de seus semelhantes.


O que fazer, então, para acabar ou reduzir a total falta de compromisso existente hoje na maioria absoluta da população? Um bom começo para a mudança da sociedade é começar a alterar os comportamentos de si mesmo. É fácil observar e apontar os erros dos outros. Entretanto, torna-se cada vez mais difícil perceber os próprios erros e corrigi-los.


Para combater o descompromisso generalizado, o ideal é começar a compromissar-se com as pessoas mais próximas. E a pessoa mais perto de você, que lê este texto nesse exato momento, é o seu Criador. Muitas são os motivos aparentes para romper com o Pai Celeste. As “ofertas” para descumprir as instruções do Senhor são diárias, e ocorrem a todo momento.


Entretanto, mesmo com as muitas facilidades do “mundo moderno” para afastar as pessoas do Criador, nada é mais atual do que a famosa passagem bíblica: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mateus 7:13–14) Há boas razões para ter compromisso com Deus:


• O Criador sempre diz a verdade – Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? – Números 23:19


• O Pai Celeste é piedoso, justo e tem misericórdia – Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia. – Salmos 116:5


• Deus é verdadeiro e julga com justiça – E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos. – Apocalipse 16:7


• Ele é bom e misericordioso – Louvai ao Senhor. Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. – Salmos 106:1


• É salvador – E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador. - Lucas 1:47


E para chegar-se a Deus e ser compromissado com Ele, basta reconhecer o filho unigênito dEle como Senhor da sua vida. A Bíblia diz:


• Para ser salvo basta ter fé na salvação – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. – Efésios 2:8,9


• A salvação vem de Jesus – Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. – Lucas 2:11


• Só há salvação no Criador – Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. – Isaías 43:11


• A salvação é uma reconciliação com Deus – A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou. - Colossenses 1:21


• A reconciliação é um presente do Pai Celeste – E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação. – 2 Coríntios 5:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário