quarta-feira, 11 de junho de 2008

Perdoar é um dever!

Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam. - Salmos 86:5


De acordo com os dicionários Aurélio e Aulete, perdoar significa “remissão de pena; desculpa; indulto, ação pela qual alguém se livra da obrigação de cumprir um dever por interveniência de quem deveria exigi-lo; renúncia de pessoa ou instituição à adesão às conseqüências punitivas que seriam justificáveis em face de uma ação que, em níveis diversos, transgride preceitos jurídicos, religiosos, morais ou afetivos vigentes”. O que diz a Bíblia a este respeito? As Escrituras Sagradas têm algumas informações bastante pertinentes sobre este assunto.


• O perdão pertence a Deus – “Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia e o perdão; pois nos rebelamos contra ele.” (Daniel 9:9).
• Está junto com o Criador – “Se tu, Senhor, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.” (Salmos 130:3 e 4).
• É relacionado ao arrependimento – “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados.” (Lucas 3:3)
• Está ligado ao batismo – “E disse-lhes Pedro: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:38)
• É dado a todos que crêem em Jesus – “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.” (Atos 10:43)
• Deve ser praticado indefinidamente – “Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18:21 e 22)
• Precisa de confissão – "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário