segunda-feira, 30 de junho de 2008

Onde Deus está?

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar. Salmos 139:6 ao 9.


Onde Deus está? Esta pergunta é mais comum do que se imagina. Por ser invisível, parece ser abstrato demais para alguns. Por ser Todo-Poderoso, parece irreal para outros. Por ser desafiado e aparentemente não responder às piadinhas, tais como “se Ele existe que caia um raio do céu neste exato momento”, e por isso parece não existir.


Todavia, o Criador é mais real do que este texto. Ele é mais concreto do que o autor ou o leitor destas palavras. O ar também é invisível, mas é real. O amor existe, entretanto, assim como o Criador, é sentido sem ser visto. Contudo, ainda que não sentido por todas as pessoas, Ele continua a existir.


Deus é onipresente, ou seja, está em todos os lugares. “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar”, afirmou o famoso personagem bíblico Davi, em Salmos 139:6 ao 9.


O Criador está ao lado do autor e do leitor deste texto nesse exato momento. É natural surgirem questionamentos a este respeito. Familiares que perdem parentes próximos em acidentes de trânsito, por exemplo, questionam: “já que Deus está em todos os lugares, porque não evitou determinados acidentes?” Deus continua sempre presente em todos os lugares, em todas as situações.


Deus quer estar com todas as pessoas, mas nem todas querem estar com o Pai Celeste. Algumas pessoas saem da presença dEle, como no caso de imprudências no trânsito – excesso de velocidade, falta de manutenção nos automóveis ou nas estradas, motoristas embriagados que insistem em dirigir. Por estas e outras razões acontecem acidentes. Simplesmente pelo fato da criatura afastar-se do Criador.


Crianças passam fome em algumas nações, especialmente no continente africano. Cidadãos de muitas nações poderiam questionar sobre o porque Deus permitir tal situação, já que de acordo com as Escrituras Sagradas Ele está em todos os lugares (Salmos 139:1 ao 6).


O Criador é também onipotente, ou seja, ele é o Todo-Poderoso. Caso fosse da vontade dEle, poderia ter acabado com a fomo de acordo com a vontade própria. Entretanto, o Pai Celeste não faz o que é de responsabilidade do ser humano fazer. Deus não trabalha para os homens. Ele diz aos homens: “no suor do teu rosto comerás o teu pão” (Gênesis 3:19a).


O Pai Celeste poderia simplesmente jogar comida dos céus, como já fez em várias ocasiões, como por exemplo quando alimentou os judeus que fugiam do Egito em direção à terra prometida, como descrito no livro de Êxodo. Mas não é desejo do Todo-Poderoso servir ao homem, mas a vontade dEle é que o homem o sirva.


Para acabar com a maldade do ser humano, Deus poderia simplesmente extinguir a humanidade. Na famosa história bíblica de Noé, o Criador arrependeu de ter criado o ser humano, por causa da malícia humana. De acordo com a Bíblia, devido a perversidade o Criador fez o dilúvio, salvando apenas uma única família de toda face da Terra.


Ele poderia fazer isso novamente, no século XXI, devido ao mal produzido pelos homens. O simples fato de existirem crianças esfomeadas em diferentes lugares já seria motivo para tal atitude do Pai Celestial. Contudo, o Senhor é Deus de amor. Ele prefere esperar pelo arrependimento humano, e aguarda que os homens resolvam seus próprios problemas.


O Deus de amor é um ser que habita em todos os lugares. Ele espera apenas ser buscado pela humanidade. O Criador está sempre presente, embora as pessoas nem sempre queiram presenciar a presença do Criador. O Pai Celestial pode estar bem dentro de um indivíduo. Basta a própria pessoa querer e aceitar a presença divina.

Um comentário:

  1. Coloquei uma pergunta no meu blog que tem bastante relação como seu texto. Se possível responde algo lá ... acho que você tem muito pra dizer.


    Que tudo te vá bem ...

    ResponderExcluir