domingo, 15 de junho de 2008

Rebeldia X Amor

I Coríntios 13


O que significa rebeldia? No dicionário é sinônimo das palavras oposição e resistência. Aquele que pratica tal ato é desobediente. O dicionário Caldas Aulete classifica rebelião como “ato de se levantar, de se insurgir contra a autoridade ou ordem estabelecida; insurreição; (...)”.


Hoje a desobediência pode ser considerada um tema polêmico. Alguns pregadores falam sobre o assunto nas reuniões dentro das igrejas. Outros religiosos têm dificuldade de assimilar o assunto. Porém, em um ponto todos concordam. Todos devem acatar as instruções do Pai Celeste.


Alguns desvios da conduta cristã são facilmente identificados. A maior parte das pessoas chamadas cristãs conhecem o famoso trecho do 5º capítulo da carta de Paulo aos Gálatas. Pecados como prostituição, lascívia, idolatria, heresia, inveja, homicídio, dentre outros, logo são classificados como rebelião contra a Palavra de Deus.


Entretanto, alguns deslizes humanos dificilmente são percebidos. Certas desobediências são sutis, e aparentemente nem sequer aparentam ser erros. A cultura de um país ou nação pode criar tradições pecaminosas tão fortes, arraigadas no imaginário de uma população, que certas atitudes inadequadas ao cristianismo podem parecer as mais corretas aos olhos dos cidadãos que vivem em determinadas regiões.


Contudo, como Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, e nenhum tradicionalismo, ainda que proveniente das religiões, pode alterar a Palavra dEle. “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Num. 23:19). Portanto, nenhum modismo ou tradição, mesmo milenar, dá direito ao homem de descumprir os mandamentos do Senhor.


Atualmente, muitos são os que usam destes argumentos – a inalteração das ordenanças do Criador – para acusar e tentar condenar seus semelhantes. Quando vêem algum irmão de fé na prática do pecado, mostram–se incapazes de estender algum tipo de ajuda para auxiliar no abandono do ato pecaminoso por parte daquela pessoa. Na verdade, os homens que agem desta forma tentam, sem dúvida, encobrir a própria rebeldia ao “atirar pedras” nos outros.


Em diversas passagens bíblicas, Cristo ordena a todos o amor até aos inimigos. esus diz: Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus (Lucas 6:35). Mas a vós que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam (Lucas 6:27). Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem (Mateus 5:44).


Jesus foi taxativo, ao afirmar: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mateus 22:37–40)


Portanto, amar não é uma opção, é uma ordem para os cristãos. Quem não ama desobedece, é rebelde e insurgente. Pode parecer exagero, mas é verdade. A prática do amor é um mandamento do Salvador. Ninguém precisa ter simpatia por outros homens, gostar da maneira de expressar de um ou outro indivíduo, e muito menos concordar com tudo aquilo que todos dizem ou fazem. Mas quem quiser seguir ao Cristo, deve renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz (Mat. 16:24) e amar as pessoas indistintamente.


Amar não significa compactuar com o pecado alheio. Até mesmo a repreensão, para causar o efeito positivo esperado, precisa ser feita com amor, para não causar mágoas ao semelhante. Os candidatos a seguir o Cordeiro de Deus devem refletir se estão verdadeiramente dispostos a amar a todos, sem exceção, e isto inclui ter amor pelos pecadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário