terça-feira, 17 de junho de 2008

História de amor

O teu Deus será o meu Deus. – Rute 1:16b


O que significa rebeldia? No dicionário é sinônimo das palavras oposição e resistência. Aquele que pratica tal ato é desobediente. O dicionário Caldas Aulete classifica rebelião como “ato de se levantar, de se insurgir contra a autoridade ou ordem estabelecida; insurreição; (...)”.


No contexto social do início do século XXI, o mundo é marcado pelo egoísmo, individualismo exacerbado e crescente violência, dentre outros fatores negativos. Qualquer voz contrária ganha espaço facilmente. Até as polêmicas sem argumentações concretas ganham destaque nas conversas entre muitas pessoas.


Por isso, falar sobre sentimentos positivos em um planeta marcado pelo materialismo traz, no mínimo, audiência aos emissores desta temática. Teorizar sobre amor, por exemplo, é algo fácil de ser feito. Mestres, doutores, cidadãos com os mais variados graus de instrução formal, pessoas de todas as classes sociais e com as mais diversas crenças: os indivíduos mais diferentes entre si já leram algo escrito sobre o amor.


Falar sobre este sentimento de afeto é algo verdadeiramente belo. O homem provavelmente já escreveu milhares de poesias, letras de música, livros e declarações sobre amor. Considerado nobre por alguns, piegas por outros, às vezes exagerado, em certas ocasiões ingênuo. Quase infinitas são as palavras que tentam discorrer sobre este tema e manifestações humanas a respeito do tema.


Entretanto, ler e escrever é fácil. Difícil é praticar o significado deste simples vocábulo, que no idioma português possui apenas quatro letras. Alguns já cometeram até assassinatos em nome de um suposto sentimento amoroso.


O livro de Rute é uma ótima sugestão de leitura para quem quer saber se é possível praticar o amor. Este precioso texto do Antigo Testamento traz belíssimos exemplos de serviço amoroso ao próximo. Em uma época em que a lei do Antigo Testamento poderia endurecer os corações devido a rigidez, alguns dos personagens deste livro dão exemplos vivos sobre como agir em favor do próximo.


A história do oitavo livro da Bíblia é fascinante. O amor de Rute pelo Deus de Israel, e o fraternal sentimento dela pela sogra, Noemi, é digno de exemplo a ser seguido por toda a humanidade. É triste constatar que, mais de dois mil anos após os fatos ocorridos nessas passagens bíblicas, este exemplo continua ignorado no dia-a-dia de muitos homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário