sexta-feira, 20 de junho de 2008

Vida e Morte

O Senhor é o que tira a vida e dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. - I Samuel 2:6


Há tempo de nascer, e tempo de morrer; - Eclesiastes 3:2a


Quando alguém morre, muita gente questiona a respeito do fim daquela vida. Várias são as indagações, principalmente quando o(a) falecido(a) é jovem. Por que findou-se aquela vida? Deus permitiu ou teve alguma influência naquela morte?


Independente da classe social, crença religiosa ou formação cultural, geralmente os indivíduos agradecem ao Criador pelo nascimento de uma pessoa. O filho recém-nascido de um familiar ou amigo é quase sempre motivo de agradecimento ao Pai Celeste. Entretanto, o término de uma vida, na maior parte das vezes, é cercada de pranto e choro.


Obviamente, aqueles que falecem deixam para trás um convívio social e familiar, e a ausência dos falecidos cria sentimentos de saudades e ausência nos corações das pessoas. Isto é sim razão para tristeza, ainda que momentânea. Alguns questionamentos surgem nestes momentos. Poderia Deus permitir ou interferir no final de uma vida? Pessoas doentes ou acidentadas podem recuperar-se dos problemas de saúde, como pode também falecer. Por que isto acontece?


A Bíblia traz uma resposta clara e objetiva para tais perguntas. De acordo com as Escrituras Sagradas, “o Senhor é o que tira a vida e dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.” (I Samuel 2:6) A Palavra de Deus deixa claro: somente o Criador detêm o poder sobre vida e morte.


É óbvio que o homem deve lutar sempre para manter a vida. Cada cidadão precisa cuidar da própria saúde. Os médicos precisam ter conhecimento técnico e científico para tratar os doentes. As autoridades têm obrigação de exercer programas públicos de combate a violência e buscar a melhoria contínua do sistema público de saúde.


Todavia, em última instância, apenas o Senhor pode manter alguém vivo. Deus é o detentor da vida, e apenas Ele sabe quanto tempo cada pessoa viverá. “Há tempo de nascer, e tempo de morrer;” (Eclesiastes 3:2a) A vida eterna somente ocorre após a passagem pela Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário